O caçula dos felinos
Menor
quatro-portas europeu da época, o Peugeot |
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A
Europa da década de 1960 já estava habituada a carros pequenos, fáceis
de estacionar e econômicos. A maioria das capitais é secular e até hoje,
em várias grandes cidades do continente, existem ruas muito antigas e
estreitas, ideais para automóveis compactos. No final daquele período, o
menor carro da Peugeot Automobiles era o sedã
204. Figuravam ainda na gama o valente
404 e o amplo
504, mas lhe faltava um produto
moderno para competir no próspero mercado de carros urbanos. |
Com versões de duas e de quatro portas (esta com maior comprimento), o 104 agradou por oferecer linhas harmoniosas e mecânica moderna em uma carroceria compacta |
Em
1966 as concorrentes Renault e Peugeot se associaram para
desenvolver um novo projeto. Coube à empresa do leão conceber um
motor de pequena cilindrada e à Renault um propulsor de 2,0 litros.
O projeto M121 daria origem ao Peugeot 104 e ao Renault 14. No Salão
de Paris em outubro de 1972 era lançado o menor carro de quatro
portas do mercado europeu. O pequeno 104, desenhado por Paolo
Martin, tinha dois volumes, estrutura
monobloco e apenas 3,52 metros de comprimento. |
Simples no desenho e nos materiais, o interior era prático e razoavelmente espaçoso; este é o de uma versão esportiva |
O bloco do motor e o cabeçote eram de alumínio. Tinha quatro cilindros em linha em posição transversal, inclinado 72° em direção à parte traseira para permitir um capô mais baixo. Refrigerado a água, com 954 cm³ de cilindrada e comando de válvulas no cabeçote, era alimentado por um carburador de corpo simples e desenvolvia potência de 46 cv e o torque tímido de 6,9 m.kgf. Sua velocidade máxima de 135 km/h estava de acordo com sua classe. A tração era dianteira e a caixa tinha quatro marchas. O carrinho era relativamente ágil e muito econômico. Continua |
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