A exemplo do que o FJ representou para o FX — uma leve alteração de estilo no meio de uma geração, para aquecer as vendas —, o FE dava lugar já em maio de 1958 ao FC, com ligeiras mudanças visuais. Trazia nova grade dianteira, pequenas aletas cromadas nos pára-lamas traseiros e pintura em duas cores na versão Special. O interior ganhava melhor acabamento, posição de dirigir mais confortável e arco parcial para comando de buzina (em vez do completo do FE), o que permitia melhor leitura dos instrumentos. |
Enquanto a Ford lançava o concorrente Falcon, a Holden atualizava sua linha com o FB, dotado de pára-brisa envolvente, pára-lamas integrados e motor pouco mais potente |
Desta vez, a perua e os utilitários eram lançados ao mesmo tempo que
o sedã. Nenhum deles trazia alterações mecânicas, mas isso não
afetou seu sucesso. O FX foi o carro-chefe da Holden em um grande
momento da empresa, em que completava a produção de 500 mil
automóveis (outubro de 1958) e alcançava mais de 50% de participação
no mercado. |
Quase igual na aparência, a série EK de 1961 trazia uma grande novidade: a opção de caixa automática Hydramatic, a primeira na GM australiana |
O
comprimento aumentava em 14 centímetros e a altura diminuía em 3 cm,
enquanto largura e entreeixos não mudavam. O interior recebia novo
painel e melhor ventilação, mas na mecânica as novidades eram
escassas. O motor crescia pouco (para 2.262 cm³) e passava a
fornecer 75 cv e 16,5 m.kgf, mas, como o peso estava maior, na faixa
de 1.130 kg para o sedã, mal se percebia ganho em desempenho. À
parte a recalibração da suspensão e dos freios, o restante da parte
técnica era mantido. |
O interior do EK: bancos inteiriços, alavanca de câmbio na coluna de direção e pequenas melhorias como limpador de pára-brisa elétrico |
A
grande atração era a oferta do primeiro câmbio automático na linha
Holden: o Hydramatic de três marchas da GM americana, disponível só
na versão Special. Sua facilidade de uso foi bem explorada na
campanha publicitária, que incentivava as mulheres a dirigir e,
claro, os homens a comprar um segundo carro para a esposa. De resto,
a mecânica era igual à do FB. |
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