Um cupê em duas fases
Depois de
se desatualizar, o inglês Sunbeam Rapier |
|
|
A
Sunbeam foi fundada em 1887 pelo industrial inglês John Marston para
fabricar bicicletas. Seus primeiros automóveis vinham em 1901, com motor
de um cilindro; duas décadas mais tarde, a empresa destacava-se em
provas de velocidade, tendo um protótipo com dois motores da marca
atingido 327 km/h pelas mãos de Henry Segrave, em 1927. A Sunbeam Talbot
Ltd. surgia em 1938 como um braço do grupo britânico Rootes. |
A primeira geração do Rapier, mostrada aqui na segunda série: as linhas com inspiração americana lembravam um pouco as do cupê Studebaker de 1953 |
O
carro media 4,07 metros de comprimento, 1,54 m de largura, 1,47 m de
altura e 2,43 m de distância entre eixos; pesava 1.070 kg. Usava um
motor de quatro cilindros em linha, comando de válvulas no bloco e
1.390 cm³ — o mesmo do Minx, só que com
taxa de compressão mais alta, carburador Zenith 36 e novos
coletores de admissão e escapamento. Com potência de 62,5 cv e
torque de 10,2 m.kgf, câmbio de quatro marchas e tração traseira,
levava o carrinho de 0 a 100 km/h em cerca de 22 segundos e à
velocidade máxima de 135 km/h. |
Capô mais baixo e aletas menores nos pára-lamas vinham na Série IV, em 1963; o motor de 1,75 litro, dois anos depois, seria a última alteração no modelo |
Em
vez da grade horizontal havia uma mais alta e curta, complementada
por duas menores. Aletas destacavam os pára-lamas traseiros, ao
melhor estilo americano, e a opção de pintura em duas cores dava
lugar a uma só faixa lateral no mesmo tom do teto. Por dentro, a
alavanca de câmbio mudava da coluna de direção para o assoalho e o
revestimento dos bancos em couro, antes de série, tornava-se
opcional ao de vinil. A Série II trazia um motor mais forte, o
Rallymaster de 1.494 cm³ e 73 cv — o bastante para ir de 0 a 100 em
20 s e chegar a 145 km/h, amparado por freios e direção melhorados. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 24/7/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |