Um cupê em duas fases

Depois de se desatualizar, o inglês Sunbeam Rapier
ganhou novo estilo para combinar com o bom desempenho

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A Sunbeam foi fundada em 1887 pelo industrial inglês John Marston para fabricar bicicletas. Seus primeiros automóveis vinham em 1901, com motor de um cilindro; duas décadas mais tarde, a empresa destacava-se em provas de velocidade, tendo um protótipo com dois motores da marca atingido 327 km/h pelas mãos de Henry Segrave, em 1927. A Sunbeam Talbot Ltd. surgia em 1938 como um braço do grupo britânico Rootes.

Em outubro de 1955 era apresentado o Sunbeam Rapier, sucessor do modelo 90 e primeiro de uma linha de carros compactos do grupo, que mais tarde incluiria o Hillman Minx e o Singer Gazelle. Com o nome de uma espada usada na Europa nos séculos 16 e 17, estava disponível como cupê sem coluna central e conversível, ambos com linhas simples e corretas: formas curvas, faróis circulares sobre ampla grade horizontal, pára-choques e calotas cromados. Opção bem aceita era a pintura em duas cores, uma delas aplicada ao teto e à parte inferior das laterais.

A primeira geração do Rapier, mostrada aqui na segunda série: as linhas com inspiração americana lembravam um pouco as do cupê Studebaker de 1953

O carro media 4,07 metros de comprimento, 1,54 m de largura, 1,47 m de altura e 2,43 m de distância entre eixos; pesava 1.070 kg. Usava um motor de quatro cilindros em linha, comando de válvulas no bloco e 1.390 cm³ — o mesmo do Minx, só que com taxa de compressão mais alta, carburador Zenith 36 e novos coletores de admissão e escapamento. Com potência de 62,5 cv e torque de 10,2 m.kgf, câmbio de quatro marchas e tração traseira, levava o carrinho de 0 a 100 km/h em cerca de 22 segundos e à velocidade máxima de 135 km/h.

Era um desempenho modesto diante de sua estabilidade, o que levou o mercado a reivindicar um motor mais potente. Um paliativo chegava rápido, em outubro de 1956: com dois carburadores Zenith 36, passava a 67,5 cv e permitia chegar a 140 km/h. Em fevereiro de 1958 a Sunbeam lançava a segunda série do Rapier, com alterações de estilo que o faziam parecer um Studebaker cupê em escala reduzida.

Capô mais baixo e aletas menores nos pára-lamas vinham na Série IV, em 1963; o motor de 1,75 litro, dois anos depois, seria a última alteração no modelo

Em vez da grade horizontal havia uma mais alta e curta, complementada por duas menores. Aletas destacavam os pára-lamas traseiros, ao melhor estilo americano, e a opção de pintura em duas cores dava lugar a uma só faixa lateral no mesmo tom do teto. Por dentro, a alavanca de câmbio mudava da coluna de direção para o assoalho e o revestimento dos bancos em couro, antes de série, tornava-se opcional ao de vinil. A Série II trazia um motor mais forte, o Rallymaster de 1.494 cm³ e 73 cv — o bastante para ir de 0 a 100 em 20 s e chegar a 145 km/h, amparado por freios e direção melhorados.

A terceira série chegava pouco depois, em setembro de 1959, com mudanças discretas — pára-brisa maior, grade retocada, novo alojamento para a placa traseira. A Sunbeam guardou os esforços para o interior, que passava a ter assoalho carpetado (antes de borracha), bancos mais confortáveis, painel com apliques de madeira e instrumentos Jaeger. Continua

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Data de publicação: 24/7/07

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