O Renault que rodou o mundo
Primeiro carro mundial da
marca, o R18 chegou a |
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Em
meados dos anos 70, a francesa Renault precisava suceder a dois modelos
médios lançados na década anterior: o sedã três-volumes
R12, que deu origem ao
Ford Corcel brasileiro, e o
dois-volumes R16, um dos primeiros
automóveis nessa configuração de carroceria. A opção da empresa foi
concentrar sua oferta no segmento em um só modelo: o R18. |
Com um estilo simples e detalhes que pareciam vir de outros carros, o R18 chegava em 1978 com quatro versões e dois motores (na foto a GTL de 1,4 litro) |
Era um sedã de três volumes bem definidos, linhas simples e ampla
área envidraçada. Alguns detalhes lembravam os de modelos da
concorrência, como os faróis retangulares e luzes de direção
(inspirados nos do Audi 80)
e o vértice posterior das janelas laterais traseiras, típicos de BMW
e também presentes no Opel
Ascona da época. Além deste e do Audi, o R18 competia com os
alemães Volkswagen Passat
(ainda na primeira geração) e
Ford Taunus, com os franceses Peugeot 505 e
Citroën CX e com o italiano
Fiat 132. |
A perua era lançada um ano depois e, como o sedã, tinha como motor mais potente o de 1,65 litro e 79 cv; um 2,1 a diesel viria em seguida |
As outras tinham a unidade de 1.647 cm³ do R17, mas sem injeção eletrônica, o que a mantinha em 79 cv. O GTS trazia câmbio de cinco marchas, contra quatro dos demais, e controle elétrico dos vidros dianteiros e travas. Além disso, oferecia — assim como o TS — a opção de caixa automática de três marchas. Os pneus eram 155-13 nas versões inferiores e 165-13 nas mais potentes. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 27/2/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |