O irmão mais valente do Fusca

O jipe Volkswagen 181, chamado de Thing (coisa) nos EUA,
venceu as limitações e conseguiu sucesso internacional

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

As ligações do Volkswagen com as forças militares alemãs vêm de longe: não fossem os utilitários dele derivados (o jipe Kübelwagen e o anfíbio Schwimmwagen; saiba mais), o projeto do Fusca talvez não tivesse sobrevivido à Segunda Guerra Mundial. No entanto, passado o período em que as indústrias automobilísticas eram destinadas à produção bélica, esse lado do "carro do povo" caiu no esquecimento. Nem mesmo a concorrência do exército local para um pequeno jipe, em 1954, despertou o interesse da VW. Seu presidente, Heinz Nordhoff, julgou inviável construir um veículo em pequena escala. O vencedor da licitação foi o Munga da DKW.

Na década de 1960, porém, Alemanha, Itália e França lançavam um novo projeto de veículo fora-de-estrada com tração nas quatro rodas, conhecido como Europa Jeep. Enquanto isso, o Bundeswehr (exército alemão) procurava um sucessor para o já superado Munga. Desta vez a VW interessou-se e, enquanto desenvolvia sua proposta de jipe 4x4 (que resultaria no Typ 183 ou Iltis), criou um modelo de tração traseira para os militares de seu país.

O modelo militar, lançado em 1969, era uma versão atualizada do Kübelwagen usado na guerra e, apesar da tração apenas traseira, teve amplo uso pelo exército de vários países

Em agosto de 1969 iniciava-se a produção do Typ (tipo) 181. Era praticamente uma atualização do Kübelwagen de três décadas antes. Entre as diferenças estavam portas articuladas à frente (eram "suicidas" no modelo original), pára-choques, câmbio com marchas sincronizadas, estepe sob o capô dianteiro, faróis integrados aos pára-lamas e não montados sobre eles, capota rígida opcional, um painel digno do nome e a opção de aquecimento interno.

Baseado em componentes dos utilitários da marca, o pequeno jipe não podia contar com tração nas quatro rodas, mas oferecia opção de diferencial autobloqueante, para melhorar o desempenho fora-de-estrada, e tinha boa capacidade de carga, 400 kg. Apesar das limitações em condições de tráfego mais severas, servia bem a aplicações como veículo de comando, patrulha, despacho e rádio: era o que o exército considerava um Mehrzweckwagen, um veículo de múltiplo propósito. Além da alemã, outras forças armadas tornaram-se mercado do 181: Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Inglaterra, Marrocos, Portugal, Suíça.

Em alguns mercados civis o jipe manteve a designação 181, mas no México foi chamado de Safári, na Inglaterra de Trekker e, nos EUA, de Thing, ou coisa em inglês

Percebendo o interesse do mercado civil por um veículo simples e robusto que chegasse onde o próprio Fusca não poderia ir, a Volkswagen tratou de oferecer uma versão ao público comum. Na maioria dos países foi vendida como VW 181, mas o México a chamava de Safári e os Estados Unidos, curiosamente, de Thing (coisa). A intenção da empresa, de chamá-lo Safári em toda a América, esbarrou na propriedade desse nome pela Pontiac, que o usava em peruas desde 1955, levando à mudança naquele mercado. Na Inglaterra, as concessionárias rejeitaram Thing e fizeram um concurso para escolher outro nome, em que Trekker foi o eleito. Continua

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Data de publicação: 23/5/06

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