O requinte do país do champanhe
Diferentes na mecânica, o
R20 e o R30 representaram a |
|
|
Embora tenha ficado mais famosa pelo êxito de seus carros pequenos, como
o R4 e o
R5, a francesa Renault também teve
boa atuação no segmento de modelos de luxo. No Salão de Genebra em março
de 1975, depois de nove anos com o R16, a
empresa lançava seu sucessor: o R30, que seria seguido oito meses depois
pelo R20, no evento de Paris. Ao contrário do habitual na marca, a
denominação não indicava diferenças de projeto, mas apenas de cilindrada
e número de cilindros. |
Primeiro a chegar, o R30 trazia de volta à Renault os motores de mais de quatro cilindros: usava um V6 de 2,7 litros e 131 cv, desenvolvido em parceria com a Peugeot e a Volvo |
O
estilo mostrava interessante semelhança com o primeiro
Volkswagen Passat, lançado
apenas dois anos antes, tanto no perfil quanto em detalhes: os quatro
faróis circulares do R30, as colunas traseiras que faziam vincos ao
lado do vidro da quinta porta, as lanternas e pára-choques. A
carroceria era "limpa", com poucos vincos e ampla área envidraçada. O
grupo ótico dianteiro era uma das poucas diferenças entre as versões,
pois o R20 tinha dois faróis quadrados. |
Os dois modelos tinham grande semelhança de estilo com o primeiro Passat, mas eram maiores; no R20 os faróis eram dois retangulares, em vez de quatro circulares |
O R30 era o primeiro Renault com mais de quatro cilindros desde antes da Segunda Guerra Mundial. Usava um motor V6 de 2,7 litros, o chamado PRV, desenvolvido em parceria com a Peugeot e a Volvo — as iniciais das três marcas formavam a sigla. A cooperação entre as duas francesas, que começou em 1966, havia incluído a empresa sueca cinco anos depois. Embora se previsse a fabricação de um motor V8 (como se percebe pelo ângulo entre as bancadas, 90 graus, incomum em um V6), a crise do petróleo de 1973 e a maior incidência de impostos para motores de mais de 2,8 litros levaram à definição pelo seis-cilindros. O Volvo 264, em 1974, foi o primeiro modelo a usá-lo. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 16/5/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |