O popular imperial

Nascido para competir com o Mini, o pequeno sedã Imp da
Hillman ganhou ótimo desempenho na versão Sunbeam

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

Em 1887 John Marston construiu sua primeira bicicleta, da qual pintou o quadro em uma cor preta muito brilhante. Conta a lenda que sua mulher Ellen ficou impressionada como a cor refletia o sol. Assim nasceu o nome de uma marca que sobreviveu até o final dos anos 1980: a Sumbeam. Em 1899 começava a construir quadriciclos. Associou-se a Maxwell Maberly-Smith e a produção começou a crescer. Em 1901 haviam construído 130 carros com motor de um cilindro e, após quatro anos, a empresa já se chamava Sunbeam Motorcar Company Ltd.

Em 1907 nascia a outra firma, a Hillman Motor Car Co. Ltd. Foi fundada por William Hillman, que era dono de uma oficina em Coventry. Em colaboração com o francês Louis Coatalen, que trabalhava na Panhard francesa, participou da famosa corrida Tourist Trophy. Quase meio século depois, em 1955, acontecia o encontro: ambas tornavam-se parte do grupo Rootes. Eram marcas independentes, mas faziam modelos sobre a mesma base, com carroceria e motores iguais, mas dotados de acabamentos e denominações diferentes. Nada muito diferente do que se via nos Estados Unidos, dentro da General Motors, da Ford e da Chrysler.

O Sumbeam, no alto, ficou mais famoso pela potência do motor, mas o primeiro modelo da linha -- o Hillman Imp, ao lado -- já trazia o desenho funcional, com amplas janelas e vidro traseiro que se abria

A empresa iniciava na época a criação de um novo modelo. Em maio de 1963 era apresentado o Hillman Imp. O pequeno sedã tinha o desafio de concorrer com o famoso Mini da BMC. Media 3,53 metros de comprimento, 1,53 m de largura, 1,38 m de altura e 2,08 m entre eixos e tinha três acabamentos diferenciados: Imp, Super Imp e De Luxe. O responsável pelo estilo da carroceria era Bob Saward. O motor, projetado por Mike Parkes e Tom Fry, teve a produção sob a responsabilidade da famosa Coventry-Climax, que serviu muito à Lotus, do famoso Colin Chapman.

Na frente havia um espaço modesto, de 230 litros, para pequenas bagagens. O compartimento também abrigava o estepe em posição vertical. Interessante era que o vidro traseiro podia ser aberto, como a tampa de um hatch, para facilitar a entrada de mais bagagens. O bloco do motor era fundido em liga leve. Instalado na traseira em posição longitudinal, contava com quatro cilindros em linha, comando de válvulas no cabeçote, cilindrada de 875 cm³ e potência de 39 cv a 4.800 rpm. Era refrigerado a água e alimentado por um carburador de corpo simples da marca Solex em posição invertida. A tração era traseira e o câmbio tinha quatro marchas sincronizadas.

A mecânica contava com boas soluções: comando de válvulas no cabeçote, todas as marchas sincronizadas, suspensão com molas helicoidais

O compacto motor levava o carrinho de duas portas, com ótima área envidraçada e teto alto, a honrosos 130 km/h. Pesava apenas 698 kg, o que concorria para ágeis acelerações, e possuía pneus 5,50-12. Em 1966 era a vez de a marca Sumbeam apresentar sua versão, o Imp Sport Sedan, que se diferenciava pelas rodas cromadas, quatro faróis circulares e a falsa grade dianteira. Continua

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Data de publicação: 29/11/05

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