O primeiro degrau
Assim como a Honda, a Mazda
começou fazendo motos e |
Como
outras marcas japonesas — o caso da Honda é certamente o mais famoso —,
a Mazda também iniciou atividades fabricando motocicletas. O grupo Toyo
Kogyo, de Hiroshima, começou a produzir veículos de duas e de três rodas
em 1931 e, embora tivesse pronto o protótipo de um automóvel em 1940,
foi pego de surpresa pela Segunda Guerra Mundial. Foram necessários mais
20 anos até que o primeiro carro da Mazda chegasse ao mercado. |
Em três metros de comprimento e 380 kg de peso, a marca nipônica conseguia abrigar dois adultos e duas crianças -- sem grande conforto, mas com muita economia |
Apesar das dimensões, o R-360 podia acomodar razoavelmente dois
adultos (em bancos individuais, mas tão próximos que pareciam um
inteiriço...) e duas crianças em sua carroceria
monobloco. O interior era espartano
como convinha àqueles tempos difíceis de recuperação econômica, com
muita chapa aparente, um grande volante e o velocímetro algo isolado
sobre a coluna de direção. De início os vidros laterais eram
corrediços, mas passaram mais tarde a ser descendentes, com
quebra-vento. |
O modesto motor V2 de 356 cm3 e somente 16 cv contrastava com soluções típicas de carros maiores, como sistema elétrico de 12 volts e opção de câmbio automático |
À
parte o desempenho contido, esperado de um carro de sua cilindrada, o
R-360 impressionava pela técnica, que reproduzia em formato compacto
as soluções de carros maiores. Usava sistema elétrico de 12 volts,
suspensão independente nas quatro rodas (por braço arrastado com
barras de torção) e câmbio de quatro marchas, com opção — que luxo —
pelo automático de duas. Os freios a tambor usavam comando hidráulico
e os pneus tinham a medida 4,80-10. |
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