O "outro" Karmann Ghia

O Typ 34 buscou ser uma opção mais sofisticada de Volkswagen
esportivo, mas ficou longe da fama e do sucesso do modelo original

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Quando se fala em Karmann Ghia, muitos brasileiros lembram-se de imediato dos elegantes cupê e conversível de estilo esportivo que a Volkswagen fabricou aqui entre 1962 e 1971 (leia história). Existiu, porém, outro modelo com o mesmo nome, pouco conhecido por aqui: o Typ 34 (tipo 34 em alemão), o mais caro automóvel que a VW produziu na década de 1960.

Disponível no mercado europeu entre 1962 e 1969, ao lado do modelo original, o Typ 34 também foi desenhado pelo estúdio italiano Carrozzeria Ghia e construído pelo fabricante de carrocerias alemão Wilhelm Karmann Coachwerks. Como não teve um nome diferente de seu irmão mais velho, ficou conhecido sob diferentes apelidos: Grosse (grande) Karmann Ghia entre os alemães, Razor Edge (algo como "desenhado no fio da navalha") Ghia para os ingleses e Typ 3 Ghia nos Estados Unidos, onde aliás nunca foi vendido — o marco valorizado em relação ao dólar o deixaria pouco competitivo por lá.

Desenhado pela Ghia e construído pela Karmann, assim como o modelo mais conhecido, o
Typ 34 não conseguiu repetir sua harmonia de linhas, uma das prováveis razões de seu fracasso

A idéia de fazê-lo não partiu, como se poderia esperar, do envelhecimento do KG original. Ocorre que no final da década de 1950, diante das limitadas possibilidades do Fusca de atender a um público mais exigente em termos de conforto, a Volkswagen alemã decidiu desenvolver uma nova família de carros médios, a que chamou Typ 3. Composta pelo sedã ou notchback, o fastback e a perua ou squareback, lembravam no estilo os 1600 de quatro portas, TL e Variant, que seriam lançados anos depois no Brasil.

Definidos os modelos básicos, que chegaram ao mercado como VW 1500 e Variant, era natural que surgisse daquela plataforma um novo Karmann Ghia, em versões cupê e conversível. Em 1958 o estúdio italiano começava a trabalhar em seu desenho, com três esboços feitos por Sergio Sartorelli, dos quais um foi aprovado pela VW. No final do ano seguinte ficava pronto o primeiro protótipo e, no Salão de Frankfurt de 1961, a Karmann apresentava no estande do grande fabricante alemão os modelos aberto e fechado do novo esportivo, ao mesmo tempo que a linha 1500.

Bancos de tecido ou couro sintético, encostos dianteiros com liberação automática ao se abrir a porta, teto solar de comando elétrico: o mais caro VW de seu tempo

A produção em série começava em março do ano subseqüente. No entanto, apenas o cupê foi fabricado: nunca se aprovou a rigidez estrutural do conversível, o que levou ao abandono do projeto. Sartorelli havia chegado, como no KG original, a um estilo leve, suave, mas é um consenso que o Typ 34 não conseguiu ser tão bonito quanto o modelo já conhecido. A frente tinha um ar imponente, com os faróis de neblina acentuando o "bico" central, cujos vincos seguiam pelas laterais até a traseira. Visto por trás lembrava o Chevrolet Corvair. De lado, o comprimento da parte posterior, necessário para acomodar o motor, chama bastante a atenção. Continua

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Data de publicação: 18/1/05

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