O "outro" Karmann Ghia
O Typ 34 buscou ser uma opção mais sofisticada de Volkswagen |
Quando se fala em Karmann Ghia, muitos brasileiros lembram-se de
imediato dos elegantes cupê e conversível de estilo esportivo que a
Volkswagen fabricou aqui entre 1962 e 1971 (leia
história). Existiu, porém, outro modelo com o mesmo nome, pouco
conhecido por aqui: o Typ 34 (tipo 34 em alemão), o mais caro automóvel
que a VW produziu na década de 1960. |
Desenhado
pela Ghia e construído pela Karmann, assim como o modelo mais
conhecido, o A
idéia de fazê-lo não partiu, como se poderia esperar, do
envelhecimento do KG original. Ocorre que no final da década de 1950,
diante das limitadas possibilidades do Fusca de atender a um público
mais exigente em termos de conforto, a Volkswagen alemã decidiu
desenvolver uma nova família de carros médios, a que chamou Typ 3.
Composta pelo sedã ou notchback, o
fastback e a perua ou
squareback, lembravam no estilo os
1600 de quatro portas, TL e
Variant, que seriam lançados anos depois no Brasil. |
Bancos de tecido ou couro sintético, encostos dianteiros com liberação automática ao se abrir a porta, teto solar de comando elétrico: o mais caro VW de seu tempo |
A produção em série começava em março do ano subseqüente. No entanto, apenas o cupê foi fabricado: nunca se aprovou a rigidez estrutural do conversível, o que levou ao abandono do projeto. Sartorelli havia chegado, como no KG original, a um estilo leve, suave, mas é um consenso que o Typ 34 não conseguiu ser tão bonito quanto o modelo já conhecido. A frente tinha um ar imponente, com os faróis de neblina acentuando o "bico" central, cujos vincos seguiam pelas laterais até a traseira. Visto por trás lembrava o Chevrolet Corvair. De lado, o comprimento da parte posterior, necessário para acomodar o motor, chama bastante a atenção. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 18/1/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |