A motoneta que cresceu
Irmão maior do famoso veículo de duas rodas, o Vespa 400 uniu |
Pense em Vespa e logo virá à memória a simpática motoneta, que surgiu na
Itália em 1948 e foi vendida em boa quantidade no Brasil (houve
até reedição a partir de 1985 — leia história). Mas esse nome também
foi usado em um automóvel... se é que merecia a classificação de
automóvel o diminuto veículo de quatro rodas que a Piaggio colocou nas
ruas entre 1957 e 1961. |
O Vespa 400: estilo simples e até simpático, dois lugares e um diminuto banco traseiro, que ganhava utilidade graças ao prático teto solar de lona |
Enrico Piaggio, filho de Rinaldo, reergueu a empresa com o sucesso da
Vespa, a motoneta. Em 1957 chegava o momento de estrear a produção de
carros. Um acordo da empresa com a Fiat, que lançava à mesma época o
novo 500, levou a Piaggio a produzi-lo na fábrica de motonetas que
mantinha em parceria com a ACMA em Fourchambault, na França. |
No interior espartano, uma boa solução: sob o banco direito rebatível ficava o estepe O interior, compacto como as dimensões externas fazem supor, tinha dois bancos individuais — mas tão próximos que quase formavam um inteiriço — e um espaço traseiro que até podia levar uma criança, desde que não tivesse cabeça... Uma alternativa era recolher o amplo teto solar, de lona, que deixava a céu aberto toda a cabine. Era praticamente um targa, conceito que nem havia sido criado ainda. Versões Lusso (luxo) e Turismo estavam disponíveis. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 4/1/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |