O grande turista japonês
Criado para agradar a variados mercados, o Isuzu |
Hoje um fabricante de
utilitários, ônibus, caminhões e motores com grande participação
acionária da General Motors (49%), a Isuzu já teve uma gama de modelos
de passeio de relativo êxito comercial em diversos mercados. A história
da marca vem de 1916, quando a Tokyo Ishikawajima Shipbuilding and
Engineering Co. e a Tokyo Gas and Electric Industrial Co. começaram a
planejar a produção de automóveis. |
A versão de quatro portas do Bellett, a primeira a ser lançada, em 1963, parecia uma mistura de Alfa Giulia e Ford Falcon em escala menor |
O primeiro carro de
passeio da Isuzu seria o Minx, lançado em 1953, uma adaptação do
minúsculo sedã inglês de mesmo nome produzido pela Hillman. Foi um
pioneiro nas associações entre o Japão e fabricantes estrangeiros para
a produção de automóveis. Mas o fabricante de veículos, um dos mais
antigos do Japão, seria responsável por outras façanhas que uniram
oriente e ocidente na década seguinte. |
|
Os sedãs de
duas e quatro portas, de linhas convencionais, e seu interior O projeto resultou no
sedã Bellel 1961, que viria a oferecer o primeiro motor diesel do
Japão e durou uma década no mercado. Ele abriu caminho para um modelo
mais ajustado ao gosto do consumidor estrangeiro, o Bellett. Lançado
em 1963, era um sedã quatro-portas de 4,03 metros de comprimento que
poderia passar despercebido, não fosse uma certa semelhança com o Alfa Romeo Giulia Berlina e o
Ford Falcon. Parecia um mistura
minimizada dos dois. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 22/6/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |