O grande turista japonês

Criado para agradar a variados mercados, o Isuzu
Bellett introduziu o conceito GT no universo nipônico

Texto: Fabiano Pereira - Fotos: divulgação

Hoje um fabricante de utilitários, ônibus, caminhões e motores com grande participação acionária da General Motors (49%), a Isuzu já teve uma gama de modelos de passeio de relativo êxito comercial em diversos mercados. A história da marca vem de 1916, quando a Tokyo Ishikawajima Shipbuilding and Engineering Co. e a Tokyo Gas and Electric Industrial Co. começaram a planejar a produção de automóveis.

Em 1922, já faziam caminhões Wolseley A-9 de origem britânica. Em 1934, após um encontro com o ministro do comércio local, os veículos foram rebatizados de Isuzu, nome do rio que passa pela área do Santuário Ise. Em 1949 a empresa passava a se chamar Isuzu Motors Limited e a produção de seus caminhões viveu um boom no pós-guerra com a reconstrução do país.

A versão de quatro portas do Bellett, a primeira a ser lançada, em 1963, parecia uma mistura de Alfa Giulia e Ford Falcon em escala menor

O primeiro carro de passeio da Isuzu seria o Minx, lançado em 1953, uma adaptação do minúsculo sedã inglês de mesmo nome produzido pela Hillman. Foi um pioneiro nas associações entre o Japão e fabricantes estrangeiros para a produção de automóveis. Mas o fabricante de veículos, um dos mais antigos do Japão, seria responsável por outras façanhas que uniram oriente e ocidente na década seguinte.

Após passar a década de 1950 se recuperando e restabelecendo no novo cenário econômico mundial, a indústria automobilística japonesa iniciava sua expansão para mercados externos. O Toyopet Crown, assim como mais tarde o Corolla, ambos da Toyota, e os Datsuns Sunny e Bluebird abririam terreno para outros fabricantes locais, acompanhados de esportivos charmosos, como o Toyota 2000 GT e o Datsun Fairlady, e utilitários como o Toyota Land Cruiser. Nessa toada nasceu o primeiro carro de passeio desenvolvido pela própria Isuzu.

Os sedãs de duas e quatro portas, de linhas convencionais, e seu interior
-- mas foi o cupê, no alto da página, o Bellett que mais se destacou

O projeto resultou no sedã Bellel 1961, que viria a oferecer o primeiro motor diesel do Japão e durou uma década no mercado. Ele abriu caminho para um modelo mais ajustado ao gosto do consumidor estrangeiro, o Bellett. Lançado em 1963, era um sedã quatro-portas de 4,03 metros de comprimento que poderia passar despercebido, não fosse uma certa semelhança com o Alfa Romeo Giulia Berlina e o Ford Falcon. Parecia um mistura minimizada dos dois.

Oferecido também nas versões sedã de duas portas e cupê, o Bellett fazia da variedade seu melhor aliado, dos tipos de banco oferecidos até o modelo de freio de estacionamento. E foi o Bellett cupê que respondeu por mais uma grande novidade japonesa com o 1500 GT, o primeiro grã-turismo daquele país. Esse tipo de carro esportivo, tão difundido na Europa e em alta na década de 1960, serviria para dar uma personalidade extra ao modelo e à marca a partir de abril de 1964. Continua

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Data de publicação: 22/6/04

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