Revolução italiana
Monobloco e suspensão
independente surgiram com o |
Vincenzo Lancia, um italiano nascido em 1881, ingressou na Fiat em 1899 como piloto de testes de carros de corrida. Sete anos depois fundava em Turim a fábrica de automóveis que levava seu sobrenome, em parceria com o colega de profissão Claudio Fogolin. O primeiro modelo da marca, o Alpha, de 1907, impressionou pela alta rotação do motor — para a época, claro —, 1.800 rpm. O Theta, de 1914, foi o primeiro carro europeu com um sistema elétrico, de partida inclusive. |
Embora pareça tão alto para nossos padrões, o Lambda era bem mais baixo que os carros comuns da época, graças à solução inovadora de unir carroceria e chassi na mesma estrutura |
Em 1922 a Lancia
apresentava outro automóvel inovador: o Lambda (uma letra do alfabeto
grego, como nos modelos precedentes e em muitos que se seguiriam). Foi
o primeiro a unir em um só conjunto, o
monobloco, os antigos chassi e carroceria, o que permitiu um
veículo mais baixo, com vantagens em estabilidade e desempenho. |
Com motor V4 de alumínio, comando no cabeçote e a suspensão dianteira independente, o desempenho e a estabilidade desse Lancia surpreenderam no início dos anos 1920 |
À parte a altura, o carro se parecia com outros da época. Tinha faróis circulares ladeando o radiador, pára-lamas interligados pelos estribos, capô dividido em duas partes com aberturas contrárias, vidros e pára-brisa planos e verticais. Por dentro, foi o primeiro com um túnel para a transmissão, desnecessário nos altos carros de chassi separado. O porta-malas integrado à carroceria era outra novidade. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 17/2/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |