Em 1963, a potência crescia para 85 cv a 5.600 rpm e o torque passava a 12,7 m.kgf a 4.400 rpm. Começava uma escalada de desempenho no roadster Datsun, que trouxe mais vendas a tiracolo. Dos 300 exemplares do 1500 até então produzidos, saltou para 4.906 unidades com a potência ampliada. Para 1965 a Datsun excluía o terceiro banco e reformulava o painel e detalhes estéticos. Abria caminho para o Datsun 1600, como o Fairlady ficou conhecido em alguns mercados. |
O motor da versão 1600, com 96 cv -- o dobro da potência do modelo original --, contribuiu para tornar o Fairlady mais competitivo diante dos famosos roadsters ingleses |
A maior novidade era o
motor de 1.595 cm³, com 96 cv a 6.000 rpm e torque de 14,3 m.kgf a
4.000 rpm. Os freios dianteiros passavam a ser a disco, a caixa de
câmbio agora tinha primeira sincronizada e as rodas de 14 pol (eram de
13 até então) exigiam arcos maiores nos pára-lamas. Mesmo ainda aquém
dos similares ingleses, animou 10.833 compradores. |
O interior de um modelo de exportação: volante de três raios metálicos, painel bem-equipado e o retrovisor logo acima dele |
Esse motor tinha
carburador Mikuni Solex de corpo duplo. Em alguns mercados o modelo
2000 vinha com um Hitachi SU duplo, que rendia mais discretos 135 cv.
O câmbio tinha cinco marchas e, para diferenciar o 2000 do 1600, a
Datsun criou uma grade que destacava seu logotipo. Com velocidade
máxima em torno dos 200 km/h, o Fairlady 2000 teve participação
destacada em corridas e ralis nos EUA e Europa, especialmente nas
promovidas pelo SCCA (Sports Car Club of America). |
Com 150 cv no motor de 2,0 litros, o Fairlady 2000 acentuou o caráter esportivo. E foi o último roadster "à inglesa" da marca, já que o Nissan 240Z lançado em 1969 era um cupê |
A linha 1969 trazia uma
nova caixa de direção para aprimorar a dirigibilidade, o que exigiu um
redesenho do chassi. Mudanças no sistema elétrico completavam a lista
de alterações. Essas seriam as últimas mudanças significativas do
projeto. O Fairlady deixaria o mercado em 1970, com um total de 40.000
unidades dessa geração produzidas em nove anos. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |