Best Cars Web Site
Páginas da História

O cupê mais luxuoso do mundo

O Rolls-Royce Camargue foi, durante uma década,
símbolo da sofisticação e exclusividade da marca britânica

Texto: Nelson Massini Jr. - Fotos: divulgação

Em 1975, para manter a tradição de modelos com carrocerias especiais, a britânica Rolls-Royce lançou um modelo projetado pelo estúdio italiano Pininfarina, batizado com o nome de Camargue. Era um cupê de linhas angulosas, sóbrias e elegantes, como convém a um modelo da casa de Crewe, e apesar das duas portas transportava confortavelmente cinco passageiros.

Pela primeira vez em seus 70 anos de história, o radiador em forma de pórtico grego teve seus ângulos alterados, para melhor se adaptar às linhas criadas por Pininfarina. Cada radiador de Rolls-Royce requer um dia de trabalho de um artesão, que o fabrica sem instrumentos modernos, apenas contando com sua experiência. Até a solda é feita como os primeiros operários da fábrica faziam em 1905.

O radiador clássico da Rolls-Royce, que requer um dia de trabalho manual de um artesão, teve suas formas modificadas para combinar com as linhas elegantes concebidas por Pininfarina
Depois de construído e polido, o artesão que fabricou o radiador coloca suas iniciais na parte de trás, assinando assim sua obra de arte. Até os anos 30 os radiadores Rolls eram feitos de prata alemã; a partir de então o material utilizado passou a ser o aço inoxidável.

O Camargue utilizava como base o modelo Corniche, que por sua vez era derivado do Silver Shadow, um modelo revolucionário da marca inglesa. O Shadow marcou a modernização dos produtos Rolls-Royce, com a utilização de estrutura monobloco, representando um grande avanço frente a seu antecessor, o Silver Cloud III. Assim como os modelos de que se originou, o Camargue também foi construído com um monobloco, com suspensões dianteira e traseira independentes.

Entre as novidades, ar-condicionado de controle automático e sistema de freios de alta pressão, similar ao do avançado Citroën SM

O motor era o clássico V8 de 6.750 cm3, com um carburador quádruplo Solex, gerando estimados 172 cv -- como tradição, a Rolls-Royce não divulgava a potência de seus modelos, o que só mudou há poucos anos. O câmbio era automático de três marchas, oriundo da General Motors, mas recebera diversas modificações para que atendesse aos exigentes padrões de suavidade e silêncio de funcionamento exigidos pelos clientes Rolls.

Os freios utilizavam um complexo sistema de alta pressão, semelhante ao do Citroën SM (leia história), mas com alterações com o objetivo de aproximar o funcionamento do sistema ao daquele tradicionalmente utilizado pela marca britânica.
Este insólito modelo baseado no Camargue foi feito pela suíça Sbarro para as caçadas de um milionário árabe
Pela primeira vez surgia em um modelo Rolls-Royce um ar-condicionado totalmente automático, que mantinha a temperatura estabelecida. Entre outros luxos, o Camargue apresentava ainda vidros, espelhos e ajuste dos bancos elétricos, assim como mostrador da temperatura externa e controle de altura livre do solo.

Outros requintes podiam ser incorporados ao gosto do cliente, como um bar embutido no apoio de braço central do banco traseiro. O acabamento seguia à risca o padrão Rolls-Royce, com revestimento em couro Connolly e painel em raiz de nogueira, que recebia cinco camadas de verniz. A carroceria era fabricada à mão nas oficinas da Mulliner Park Ward, em Londres, uma a uma -- como toda obra de arte deve ser, sempre única.

Um Rolls-Royce mais esportivo, mas com os requintes a que tem direito: revestimento em couro Connolly, painel em raiz de nogueira e até bar no apoio de braço traseiro

O Camargue foi, enquanto produzido, o cupê mais luxuoso, exclusivo e caro do mundo. Em 1978, a suíça Sbarro produziu um Camargue completamente diferente para um milionário árabe que possuía duas paixões -- Rolls-Royce e caçadas. O resultado, como se poderia prever, foi um tanto estranho.

Sua produção se encerrou em 1985, quando haviam sido produzidas apenas 531 unidades. Ainda hoje o Camargue pode ser visto rodando em seu hábitat natural: as sofisticadas ruas de Beverly Hills, Monte Carlo, ou em algum lugar do Oriente Médio inspecionando poços de petróleo.

Clássicos - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados