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O pequeno travesso

Compacto mas muito ágil, o Simca 1000 Rallye fez
sucesso e foi opção para muitos iniciantes nas pistas

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

Na virada da década de 50 para a de 60, os automóveis familiares em quase todo o mundo começavam a ter carrocerias de linhas mais retas e angulosas. Havia exceções, como o Citroën DS e os Jaguars, mas mesmo entre os pequenos a impressão que se dava era que eles imitavam o estilo dos grandes.

Na França, os modelos da Simca -- Société Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile -- nada tinham mais a ver com sua origem italiana da década de 30. Em 1958 a Chrysler americana passou a ter 15% das ações da empresa francesa e isto influenciou no desenvolvimento do novo projeto 950. Esta deveria ser a cilindrada do novo modelo pequeno, que entraria em cena no princípio dos anos 60. E, logicamente, iria participar do mercado americano pois lá alguns pequenos carros europeus, como o VW Sedan, já faziam sucesso e se misturavam aos grandões.

O Simca 1000: um quatro-portas de apenas 3,8 metros, com motor traseiro de 944 cm3 e potência a partir de 50 cv

Decidiu-se também que teria quatro portas, motor traseiro e transportaria com conforto quatro passageiros. Descartou-se de imediato a configuração boxer para a posição dos cilindros e optou-se por quatro cilindros em linha. No começo de outubro de 1961 a imprensa testava o novo Simca 1000 no autódromo de Montlherey, e no Salão de Paris do mesmo mês ele era apresentado ao público. 

O pequeno sedã de três volumes media 3,80 metros de comprimento e pesava 730 kg. Na frente carregava o estepe e pouca bagagem. Atrás, o pequeno motor tinha 944 cm3, 50 cv de potência a 5.200 rpm e taxa de compressão de 8,2:1. Sua tração era traseira, o câmbio tinha quatro marchas, com alavanca no assoalho, e a velocidade máxima era de 125 km/h. As versões GL e GLS eram um pouco mais potentes, com taxa de 9,2:1, 52 cv e máxima de 134 km/h. Ambos eram alimentados por um carburador simples Solex. Econômico, fazia 15 km/l de gasolina. O tanque levava 36 litros.

A versão GLS de 1976, uma das últimas produzidas: o carrinho permaneceu no mercado por quase 18 anos com poucas alterações de carroceria

O estilo era equilibrado. Na frente, faróis redondos e logo abaixo uma falsa grade, onde estavam incrustadas as luzes de direção. Atrás, aletas de refrigeração e as lanternas redondas. Era simpático e moderno frente à concorrência. Por dentro, bancos individuais dianteiros e painel muito simples com mostradores horizontais, bom conforto para quatro adultos e ótima visibilidade para o motorista. O carro era ágil no transito urbano e não fazia feio na estrada.

Em 1962 ele já havia conquistado uma boa fatia de mercado e terminado o ano com 160.000 exemplares produzidos. No mesmo ano chegava o Renault 8 para competir no mercado francês e europeu. O estilo e a concepção mecânica de ambos era muito próxima. Em 1963, a Chrysler já tinha o controle de 64% da Simca e também do grupo Rootes na Inglaterra. Continua

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Data de publicação: 11/3/03

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