Best Cars Web Site Páginas da História

O brilho do triunfo

O estilo agressivo e o desempenho do motor de 16
válvulas fizeram o sucesso do Triumph Dolomite Sprint

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

A fabrica inglesa Triumph, fundada em 1923, sempre teve sua imagem associada a motocicletas (conheça sua linha atual) e a charmosos e prestigiados roadsters. Os modelos TR e Spitfire logo vêm à lembrança quando se fala da famosa marca de Coventry. Porém, já na década de 1960 ela fabricava sedãs como o pequeno Herald, o intermediário Vitesse e o grande 2000.

Na década de 70 o Vitesse já era um modelo antiquado e precisava ser substituído. Logo no início de 1970 era apresentado o Toledo. O automóvel de três volumes, duas portas e 3,97 metros de comprimento, cujo nome vem de uma cidade famosa da Espanha (utilizado hoje pela Seat), tinha desenho distinto e moderno. Dispunha de três níveis de motorização: 1.300, 1.500 e 1.500 TC, o último com 1.493 cm3 e 69 cv a 5.250 rpm. Sua velocidade máxima era de 145 km/h.

O Toledo: nome espanhol, duas portas e motores de 1,3 e 1,5 litro, este com versão TC de 69 cv

Mesmo sendo novo, não causou impacto nem problemas à concorrência: faltavam potência, esportividade e charme, como nos conversíveis. Pouco tempo depois, o presidente da empresa, George Turnbull, pensava num carro para competir nas corridas destinadas a sedãs de quatro portas de grande produção. Aproveitando o projeto básico do Toledo e, com nome em homenagem a um famoso modelo de 1934, surgia em janeiro de 1972 o Triumph Dolomite. Tinha quatro portas, também três volumes e a traseira mais longa que a do Toledo.

A frente exibia a grade dividida, como nos Pontiacs americanos, e quatro faróis redondos nas versões mais potentes, em vez de dois. O carro estava mais harmônico e bonito. Tratava-se de um modelo familiar de porte médio, que media 4,12 metros e pesava 950 kg em sua versão básica. Os três primeiros níveis de motorização eram os mesmos do Toledo, mas a partir da versão 1.850 HL o pequeno sedã começava a ficar mais interessante. O motor de 1.854 cm3 desenvolvia potência de 91 cv a 5.700 rpm e o levava à velocidade final de 161 km/h. 

O Dolomite surgiu do interesse da Triumph em competir entre os quatro-portas nas pistas. A versão de 1,3 litro tinha dois faróis, mas as mais potentes ganhavam agressividade com os quatro redondos, como no 1850 do alto da página

Entretanto, em junho de 1973, chegava às ruas uma versão mais atraente e que se tornaria uma referência esportiva: a Sprint. Por fora, a aparência agressiva era notável: rodas raiadas de alumínio com fundo preto, pneus 175/70 HR 13, grade preta, teto de vinil, como mandava a moda, um discreto aerofólio na traseira e pequeno spoiler na dianteira para completar o charme. Continua

Carros do Passado - Página principal - e-mail

Data de publicação: 4/2/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados