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A criatividade de South Bend

Único fabricante de carroças a produzir automóveis, a
Studebaker teve no Champion seu maior sucesso

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A Studebaker surgiu em 1852, da união de cinco irmãos com esse sobrenome -- John, Clement, Peter, Jacob e Henry -- para fabricar carruagens, carroças e equipamentos em South Bend, no estado americano de Indiana. Meio século depois iniciavam a produção de automóveis elétricos, que mais tarde passariam a utilizar motor a gasolina. Foi o único fabricante nos EUA a acompanhar a transição das carroças aos veículos motorizados.

O primeiro Champion, de 1939: motor de seis cilindros, bom padrão de conforto e preço inferior ao dos concorrentes de mecânica similar

Na década de 1930, a marca voltava a se interessar por uma experiência mal-sucedida no passado: fabricar carros mais simples e baratos. Iniciado em 1935, era concluído em quatro anos o projeto do Champion, visando a um modelo econômico, mas confortável e de bom desempenho. Os desenhos interno e externo ficaram a cargo de Raymond Loewy, que se tornaria famoso entre outros trabalhos por reestilizar a garrafa da Coca-Cola.

O Champion de 1939 foi um sucesso. Mais leve que os carros americanos de então, consumia menos, era mais barato que qualquer seis-cilindros da concorrência e oferecia itens de conveniência apreciados, como um sistema de aquecimento do interior. Vinha nos acabamentos Custom e Deluxe, com motor de 2,8 litros e carrocerias cupê, Club Sedan e Cruising Sedan.

O modelo 1942 foi o último antes que a guerra levasse o governo a encomendar veículos militares, interrompendo a produção de carros

Sua introdução representou um aumento de quase 100% na produção da Studebaker, chegando a 72 mil unidades naquele ano e tornando-a o maior fabricante independente de automóveis dos EUA. Mas a Segunda Guerra Mundial estava começando e, com ela, as encomendas de caminhões para a França, Holanda e Bélgica, que o adaptavam a fins militares. Também a China adquiria chassis desses veículos, aos quais aplicava carroceria própria.

No início de 1941 o governo americano contatava os fabricantes locais para produzir veículos militares. À marca de South Bend couber fornecer caminhões e motores aeronáuticos, tendo a produção de carros sido interrompida em janeiro de 1942, pouco após o ingresso americano no conflito. Entretanto, a empresa demonstraria dinamismo ao iniciar, já no ano seguinte, o projeto de retornar à fabricação de automóveis -- e não só de velhos modelos pré-guerra, mas de um carro realmente novo.

O Champion de 1947: o primeiro automóvel realmente novo lançado nos EUA após o conflito, com estilo moderno e motor de 3,7 litros

Em dezembro de 1945 era lançado o Skyway Champion 1946, nada mais que uma reedição do antigo modelo. O motor de seis cilindros e 2,8 litros desenvolvia 80 cv de potência bruta a 4.000 rpm, modestos para os 5,02 metros de comprimento. A verdadeira novidade chegava quatro meses depois: o Champion 1947, apresentado com o mote first by far with a postwar car, ou "de longe a primeira com um carro pós-guerra" -- como se sabe, outras marcas demoraram a lançar carros realmente novos após o conflito. Continua

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Data de publicação deste artigo: 12/11/02

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