O número mágico dos anos 60 A
série de carros de competição 904 a 910 iniciou |
Nos anos 60, os autódromos europeus viviam a glória do automobilismo. As corridas eram românticas, os protótipos competitivos e os pilotos audazes. Locais sagrados como Le Mans (França), Nürburgring (Alemanha), Silverstone (Inglaterra), Monza e Targa Florio (Itália) recebiam carros que marcaram para sempre a história das corridas e do Campeonato Mundial de Marcas. |
Com 2,0 litros e 180 cv, o 904
(aqui e no alto) inaugurava a participação nas pistas do boxer
de seis cilindros, lançado no ano anterior no 911 |
Dois anos depois era apresentado o Porsche 906 ou Carrera 6, como ficou conhecido. A inscrição ficava logo atrás da caixa de rodas, nos pára-lamas dianteiros. O nome, também muito conhecido em modelos de rua, era devido a grandes vitórias da casa de Stuttgart na famosa Carrera Panamericana, disputada em estradas no México. |
O 906: um
cupê de dois lugares com portas "asas-de-gaivota" e o motor
do 911 Esta berlineta de competição tinha 1.991 cm3 e potência de 210 cv a 8.000 rpm. Primeiro Porsche projetado por Ferdinand Piëch, que até abril último foi presidente do Grupo VW, pesava 580 kg, tinha notável aerodinâmica e chegava perto de 270 km/h de velocidade final. Usava pneus 550 x 13. Naquele ano venceu na classe 2,0-litros a 24 Horas de Le Mans, sendo o 4°. colocado na classificação geral; a 24 horas de Daytona, nos EUA; a 12 Horas de Sebring, também nos EUA; e a Targa Florio, na Sicília, Itália. |
Evolução do 906, o 910
adotava injeção em vez de carburadores e tinha 10 cv a mais. Venceu
mais uma vez na Targa Florio italiana e também no circuito alemão de Nürburgring |
No ano seguinte a FIA determinava que o Campeonato Mundial de Marcas teria seus motores limitados a 3.000 cm3 para protótipos. Também poderiam ser homologados carros esporte de até 5.000 cm3, mas teria que ser produzido um mínimo de 25 exemplares. A fábrica alemã, especialista em motores de baixa e média cilindrada, já havia começado a trabalhar no projeto 908 prevendo a limitação.
Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 22/10/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |