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O primeiro supercarro japonês

Agressivo e com tecnologia de ponta, o Toyota 2000 GT
não obteve êxito, mas abriu caminho para sucessores

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

No Salão de Tóquio de 1965 a Toyota Motor Co. Ltd. (TMC), empresa fundada em 1937 (saiba mais), apresentava um estudo do que seria seu primeiro carro-esporte. Denominado 2000 GT, reunia linhas agressivas, com alguma semelhança ao lendário Jaguar E-Type, e o bom desempenho de um moderno motor de seis cilindros.

Dois anos depois o carro chegava às ruas, marcando sua estréia com a participação de uma versão conversível -- desenvolvida para esse fim -- no filme Com 007 só se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice), em que Sean Connery atua como o agente secreto James Bond.

Linhas sinuosas, cabine recuada, faróis escamoteáveis e ampla terceira porta: um estilo agressivo, inspirado no Jaguar E-Type

O desenho atraía as atenções. O capô longo trazia faróis escamoteáveis, havendo unidades redondas atrás de carenagens na extremidade frontal, e os retrovisores, na posição típica dos carros nipônicos daquele tempo. A cabine ficava bastante recuada e tinha uma terceira porta, para acesso ao porta-malas. O conversível usado no filme do agente 007 chegava a lembrar os roadsters britânicos, com suas rodas raiadas.

O motor tinha 2,0 litros -- daí a denominação 2000 GT, esta a sigla para grã-turismo --, duplo comando de válvulas no cabeçote de alumínio, três carburadores duplos Solex (mas produzidos pela Mikuni) e 149 cv de potência bruta. O carro conquistou provas como a 1.000 Km de Suzuka (junho de 1966), a 500 Km de Suzuka (março de 1967), a 24 Horas de Fuji (abril, ainda um mês antes de ser posto à venda) e a 1.000 Km de Fuji (julho).


Venceu corridas antes mesmo de chegar ao mercado. E quebrou 16 recordes de velocidade, um deles mantendo média de 203,8 km/h numa prova de 48 horas

Quebrou também diversos recordes de velocidade -- nada menos que 16. Com a devida preparação, manteve-se por 48 horas à média de 203,8 km/h; em outra prova, fez seis horas à média de 210,4 km/h. Longe das pistas, era o único japonês capaz de enfrentar um Porsche ou um Ferrari -- ainda que não fossem os modelos mais potentes destas marcas. Continua

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Data de publicação deste artigo: 30/4/02

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