É um dos carros mais
charmosos do mundo e chega à segunda geração oferecendo o que a
clientela pediu — um pouco mais de espaço interno, a composição
compacta com o conforto da capota que se dobra e se esconde ao comando
de um botão, e motores mais fortes.
O SLK 2004 cresceu 3 cm entre eixos — talvez o bastante para que
motoristas com 1,80 m possam trocar as marchas da caixa manual sem
bater o cotovelo no painel que divide habitáculo e porta-malas.
Esticou 7 cm e alargou 6,5 cm, e manteve o sistema confortável para a
capota. Segundo a empresa, em hipotético Grand Prix de rapidez, seria
a vencedora. Sua capota se recolhe em 22 segundos — e você tem o resto
da vida para pensar sobre a excelsa vantagem disto.
Quanto à motorização, vai deixando a opção dos pequenos motores
auxiliados por compressor volumétrico e tornou-se mais viril, podendo
ser movido por remanescente quatro-cilindros, 2,0 litros, comprimido,
que produz 163 cv, passando ao V6 de 3,5 litros e 272 cv e um V8 a 360
cv de potência.
Há modernismo e história no novo Mercedes, que chegará ao Brasil no
segundo semestre. Na primeira parte, a curiosidade que pode ser
chamada, curiosamente, de antifrescura. É o Airscarf, nome que
pretende explicar que um jato de ar quente, saído do apoio de cabeça,
funciona como uma espécie de cachecol de ar quente, mantendo aquecidos
pescoço e musculatura em volta. Outro detalhe construtivo é a
curiosidade do emprego de uma caixa automática com sete marchas.
Obviamente concessiva em performance, deixa no ar a questão do porquê
a empresa não optou pelo sistema continuamente variável, mais óbvio,
lógico e barato, equipamento de sua concorrente Audi.
Quanto à história, a Mercedes festeja que o novo carro consegue um
coeficiente aerodinâmico, o Cx, de
0,32. Quem gosta de história dos carros nacionais não pode conter o
sorriso: há 40 anos a Brasinca conseguiu o mesmo número com seu
projeto Uirapuru.
CLS
Mescla
o conforto de um sedã de quatro portas com as linhas de cupê. Da linha
quer fazer um dos mais renhidos cavalos de batalha, combinando estilo,
materiais e mecânicas. No quesito materiais, voltou a empregar madeira
no painel, o que não fazia desde 1967, e o faz com raiz de nogueira,
que se conhece mundialmente como a-madeira-que-distingue |