Best Cars Web Site

Um novo picape Mitsubishi

Vêm aí um L200 mais moderno e atraente e o VW Tupi, enquanto Citroën C3 e Peugeot 206 ganham versões

por Roberto Nasser - Fotos: divulgação
Roberto Nasser

Quem achava que já havia visto tudo em matéria de picape no Brasil, que se prepare para uma surpresa: a Mitsubishi vai lançar exemplar luxuoso, com refinamentos de automóvel. Não será apenas versão superior do conhecido L200 com equipamentos de conforto, mas veículo inteiramente novo, que não emprega as linhas tão conhecidas do produto líder no segmento de cabines duplas a diesel.

Visualmente terá como base a linha L200 apresentada pela matriz japonesa em 2001 (foto), que emprega a cabine do Pajero Sport, mas com atualizações de estilo ao gosto do comprador brasileiro, como pintura monocromática.

Lançamento cuidadoso, para que não se imagine substituir o L200 atual, sua posição será no topo de refinamentos e preços, forçando o que o jargão atual da indústria chama de reposicionamento. Ou seja, uma redefinição de produtos, detalhes, confortos e preços. Na prática, compressão para baixo nas atuais versões do L200, para deixar o novo modelo solto acima do restante da linha, sem concorrer com as demais versões.

Por isto, além das linhas atrativas, do maior conforto da cabine mais larga, o L200 luxuoso terá equipamentos típicos de automóvel, refinamentos de conforto e segurança, como bolsas infláveis, e terá destaque no motor diesel, que continuará deslocando 2,5 litros, mas terá potência maior que os atuais 117 cv produzidos pela versão mais potente, a HPE.

Não se trata de edição especial, mas de novo produto da MMC, agora capaz de soldar, pintar e montar cabine e carroceria, agregando-lhe a mecânica com chassi feito em casa e conjunto motopropulsor importado. Como configuração, existirá, pelo menos enquanto o mercado não gritar — e até hoje não gritou —, somente em cabine dupla, diesel. Apesar da configuração geral, de aparência, decoração e confortos, não será, definitivamente, para arrancar toco na grota nem para caçar boi no pasto, apesar de equipado com tração nas quatro rodas.

O lançamento será aos 5 de agosto, em coincidência com a inauguração do ampliar em 100% de sua área industrial em Catalão, GO.

Algumas verdades sobre o Tupi