|
Administrador de
empresas com um MBA desde o tempo em que isto não era moda;
representante da família que perpassou todo o ciclo da indústria
automobilística no país — pré-indústria; banco; revenda; fabricante de
fora de série e cabine dupla; importador e fabricante — esportista de
destaque internacional.
Eduardo Souza Ramos, 59 não explicitados, é o presidente da MMC
Automotores, única fábrica brasileira de capital nacional, executivo
de pensamento claro e objetivo, noção internacional, visão local.
Estes pontos de vista são produto de conversa durante o lançamento do Airtrek.
Mercado – Não sou pessimista como algumas previsões que indicam
queda (na semana anterior, Sérgio Habib, presidente da Citroën
havia previsto queda para 1,45 milhão). Acredito que o mercado se
mantenha em torno de 1,55 milhão. As exportações provocarão a todos.
Juros – O que inibe o comprador não é o juro alto, mas a
possibilidade que ele caia.
Fábrica – Desde abril soldamos as carrocerias, tratamos,
pintamos e montamos os veículos com peças nacionalizadas e os
conjuntos importados. A estamparia é terceirizada, pela Gstamp, no
Paraná.
Situação – Até março, tínhamos uma fábrica pequena e totalmente
comprometida com a produção. Agora, temos uma fábrica grande, metade
ociosa e capaz de fazer 30 mil unidades anuais.
Lançamento – Não há necessidade de mudança nas linhas dos L200.
Continuamos líderes do segmento 4x4, cabine dupla.
TR4 diesel – Não temos estudos ou projetos, nem se trata
de falta de opção. Mas a Mitsubishi (a matriz japonesa) não
dispõe de horas de engenharia disponíveis para realizar os testes e
adequações.
Lançamento, 2 – Em agosto teremos um terceiro produto. Teremos
5 lançamentos, entre novos produtos e versões, nos próximos 10 meses.
Novidade – A HPE (High Performance Equipment, HPE; leia
abaixo) tem um belo projeto, mas a concentração agora é na MMC.
Tenho muita vontade em colocá-lo em pequena produção.
Jipe – Não é o jipe que a engenharia fez internamente, para
mostrar que não precisávamos comprar a JPX para fazer um jipe simples,
porém com mais habilidades. É produto para ser reconhecido fora do
|