Best Cars Web Site

A visão dos empreendedores

Uma conversa com Eduardo Souza Ramos e
Sérgio Habib, presidentes da MMC e da Citroën

por Roberto Nasser - Fotos: divulgação
Roberto Nasser

Administrador de empresas com um MBA desde o tempo em que isto não era moda; representante da família que perpassou todo o ciclo da indústria automobilística no país — pré-indústria; banco; revenda; fabricante de fora de série e cabine dupla; importador e fabricante — esportista de destaque internacional.

Eduardo Souza Ramos, 59 não explicitados, é o presidente da MMC Automotores, única fábrica brasileira de capital nacional, executivo de pensamento claro e objetivo, noção internacional, visão local. Estes pontos de vista são produto de conversa durante o lançamento do Airtrek.

Mercado – Não sou pessimista como algumas previsões que indicam queda (na semana anterior, Sérgio Habib, presidente da Citroën havia previsto queda para 1,45 milhão). Acredito que o mercado se mantenha em torno de 1,55 milhão. As exportações provocarão a todos.

Juros – O que inibe o comprador não é o juro alto, mas a possibilidade que ele caia.

Fábrica – Desde abril soldamos as carrocerias, tratamos, pintamos e montamos os veículos com peças nacionalizadas e os conjuntos importados. A estamparia é terceirizada, pela Gstamp, no Paraná.

Situação – Até março, tínhamos uma fábrica pequena e totalmente comprometida com a produção. Agora, temos uma fábrica grande, metade ociosa e capaz de fazer 30 mil unidades anuais.

Lançamento – Não há necessidade de mudança nas linhas dos L200. Continuamos líderes do segmento 4x4, cabine dupla.

TR4 diesel – Não temos estudos ou projetos, nem se trata de falta de opção. Mas a Mitsubishi (a matriz japonesa) não dispõe de horas de engenharia disponíveis para realizar os testes e adequações.

Lançamento, 2 – Em agosto teremos um terceiro produto. Teremos 5 lançamentos, entre novos produtos e versões, nos próximos 10 meses.

Novidade – A HPE (High Performance Equipment, HPE; leia abaixo) tem um belo projeto, mas a concentração agora é na MMC. Tenho muita vontade em colocá-lo em pequena produção.

Jipe – Não é o jipe que a engenharia fez internamente, para mostrar que não precisávamos comprar a JPX para fazer um jipe simples, porém com mais habilidades. É produto para ser reconhecido fora do