Best Cars Web Site
Motos do Passado

Dinossauro sobre duas rodas

A exuberância nas formas e nas medidas marcou a
Amazonas, moto nacional com motor Volkswagen 1600

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Quem nunca ouviu falar da Amazonas? Apesar de presença rara nas ruas e estradas, a moto brasileira com mecânica Volkswagen refrigerada a ar ficou mundialmente famosa, por essa peculiaridade e por sua exuberância de dimensões e peso.

Sua origem é atribuída à Motovolks, criação dos mecânicos Luiz Antônio Gomi e José Carlos Biston no início da década de 70. Gomi e Biston instalaram um motor VW 1500 "a ar" e o câmbio de quatro marchas de automóvel em uma enorme motocicleta de 330 kg, com quadro que misturava partes de uma Harley-Davidson, de uma Indian e a parte inferior de fabricação artesanal.

A Amazonas estava mais para elefante que para cavalo de corrida, mas certamente impressionava: era muito maior e mais pesada que qualquer moto nacional

Como se espera, houve dificuldades: foi preciso aliviar o volante do motor, para conter a tendência da moto de inclinar ao ser acelerada, e instalar uma alavanca específica para a marcha à ré, evitando confusão com as demais marchas, comandadas pelo pé esquerdo. Duas molas auxiliares reforçavam a suspensão traseira e dois amortecedores (de direção do Fusca) estavam ao lado dos tubos do garfo. Os mecânicos teriam construído quatro unidades da Motovolks, cujo paradeiro não se conhece, mas a idéia teria uma longa sobrevida.

Com o fechamento das importações de veículos, em 1976, surgia uma nova demanda por automóveis e motos especiais que pudessem suprir a ausência dos estrangeiros. Do interesse do grupo paulista Ferreira Rodrigues pelo projeto dos mecânicos Gomi e Biston nascia, em 1978, a Amazonas, com seu apropriado nome que homenageia o maior estado brasileiro e a maior bacia fluvial do mundo. Continua

Motos - Página principal - e-mail

Data de publicação: 15/7/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados