Serviço
Como
dar "aquele" trato
Quando
polir o carro? Que produtos usar na limpeza interna?
Deve-se lavar o motor? Tire estas e outras dúvidas aqui
Texto: Fabrício Samahá
Manter o carro limpo e com aparência de novo parece fácil, mas
tem seus segredos. A escolha do produto certo, os cuidados com a
temperatura, a periodicidade do trabalho -- tudo isso influi no
resultado. Para o leitor não correr riscos, relacionamos aqui os
mais importantes aspectos a se considerar.
A cada 10 ou 15 dias é uma boa periodicidade para a lavagem
externa. Deve-se usar água e xampu ou sabão neutro, evitando
detergentes, sabão em pó, saponáceo ou derivados de petróleo.
Querosene só é admitido, e de preferência diluído, para tirar
manchas de óleo ou asfalto. Lave o carro na sombra e evite fazê-lo
com a pintura muito quente. Ensaboar o carro de cima para baixo,
em etapas, impede que o xampu seque e provoque manchas. Procure
usar um pano ou esponja separada para os pneus. Secar bem a
carroceria é um cuidado bastante importante para afastar o
perigo da ferrugem.
Aplicar álcool ou limpa-vidros no pára-brisa dificulta o embaçamento, para o qual o silicone passado no painel contribui
À sombra e logo após a lavagem, para evitar a poeira, aplique
cera protetora por toda a carroceria. Ela vai proteger a pintura
das dilatações causadas pela variação de temperatura,
facilitar a remoção da sujeira nas próximas lavagens e
conservar o brilho. Os plásticos pintados também podem recebê-la.
Esses cuidados não diferem muito entre as pinturas comum, metálica
e perolizada, mas a primeira requer enceramento mais frequente,
pois sua proteção de fábrica é inferior.
É importante diferenciar o enceramento, que pode ser feito a
cada lavagem, do polimento. Este último é efetuado manualmente
ou por máquina, com cera ou massa abrasiva, e destina-se a
remover a pintura já queimada ou manchada. Um carro com a
pintura bem-conservada, encerado com frequência e não submetido
a condições climáticas rigorosas -- sol intenso, sereno,
maresia --, pode passar vários anos sem a necessidade de
polimento. Polir a pintura em demasia desgasta a pintura e pode
fazê-la chegar à tinta de fundo quando o polimento for mesmo
necessário (para disfarçar um risco, por exemplo).
Nos plásticos externos sem pintura e nos internos, produtos
protetores não-oleosos são os mais indicados. Os que têm base
de silicone proporcionam brilho e boa aparência, mas retêm
poeira e, se aplicados no painel, podem engordurar os vidros
quando o carro for estacionado por algum tempo ao sol. O
resultado será visto na próxima chuva, com o embaçamento do pára-brisa.
Para evitá-lo, a cada lavagem limpe os vidros com álcool ou o
produto apropriado, utilizando papel-toalha ou um pano que não
solte fiapos.
O motor não precisa ser lavado sempre; quando o fizer, espere que esfrie totalmente e proteja o filtro de ar e o fluido de freio
A lavagem do motor deve ser feita no máximo uma vez por ano,
salvo se o carro for usado com frequência em praias ou no fora-de-estrada.
Muita atenção aos contatos elétricos, para evitar desconexões
e mal-contatos. Cubra a entrada do filtro de ar e o reservatório
do fluido de freio com um plástico, para evitar o calço hidráulico
(clique
aqui para saber mais) e a
absorção de umidade (clique aqui para saber mais), na ordem. É indispensável que ele esteja
totalmente frio -- ou que se use água quente -- para evitar um
choque térmico, que pode até rachar o bloco ou o cabeçote.
Evite querosene, que resseca as mangueiras e ataca as correias,
bem como óleos de qualquer tipo.
Esta preocupação vale também para o assoalho, que só deve
receber água e sabão. Pulverizá-lo com óleo de mamona só faz
acumular poeira. Óleo queimado de motor, nem se fala: além da
poeira, ele ataca as borrachas e a própria pintura da chapa,
resultando em muitos problemas e nenhuma proteção.
- não aplique produtos com derivados de petróleo nos pneus, pois ressecam a borracha; use apenas graxa para sapatos ou produtos com glicerina; - dê brilho aos cromados com polidor de metal e flanela; não utilize esponjas de aço, que removem o cromo e abrem caminho para a ferrugem -- a não ser que já estejam enferrujados; - o silicone é boa opção para as borrachas, pois as protege do ressecamento e evita infiltrações; - limpe o vinil do interior com água e sabão de coco; nos bancos de tecido, retire a poeira com um aspirador ou escova e limpe-os com produtos para carpete doméstico se necessário; - cuidado com os perfumes, que se muito fortes podem causar mal-estar nos passageiros com os vidros fechados; - complete o serviço aplicando grafite em pó nas fechaduras e nas canaletas dos vidros; não use óleos lubrificantes, pois retêm poeira. |
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