Serviço


Como dar "aquele" trato

Quando polir o carro? Que produtos usar na limpeza interna?
Deve-se lavar o motor? Tire estas e outras dúvidas aqui


Texto: Fabrício Samahá



Manter o carro limpo e com aparência de novo parece fácil, mas tem seus segredos. A escolha do produto certo, os cuidados com a temperatura, a periodicidade do trabalho -- tudo isso influi no resultado. Para o leitor não correr riscos, relacionamos aqui os mais importantes aspectos a se considerar.

A cada 10 ou 15 dias é uma boa periodicidade para a lavagem externa. Deve-se usar água e xampu ou sabão neutro, evitando detergentes, sabão em pó, saponáceo ou derivados de petróleo. Querosene só é admitido, e de preferência diluído, para tirar manchas de óleo ou asfalto. Lave o carro na sombra e evite fazê-lo com a pintura muito quente. Ensaboar o carro de cima para baixo, em etapas, impede que o xampu seque e provoque manchas. Procure usar um pano ou esponja separada para os pneus. Secar bem a carroceria é um cuidado bastante importante para afastar o perigo da ferrugem.

Aplicar álcool ou limpa-vidros no pára-brisa dificulta o embaçamento, para o qual o silicone passado no painel contribui


À sombra e logo após a lavagem, para evitar a poeira, aplique cera protetora por toda a carroceria. Ela vai proteger a pintura das dilatações causadas pela variação de temperatura, facilitar a remoção da sujeira nas próximas lavagens e conservar o brilho. Os plásticos pintados também podem recebê-la. Esses cuidados não diferem muito entre as pinturas comum, metálica e perolizada, mas a primeira requer enceramento mais frequente, pois sua proteção de fábrica é inferior.

É importante diferenciar o enceramento, que pode ser feito a cada lavagem, do polimento. Este último é efetuado manualmente ou por máquina, com cera ou massa abrasiva, e destina-se a remover a pintura já queimada ou manchada. Um carro com a pintura bem-conservada, encerado com frequência e não submetido a condições climáticas rigorosas -- sol intenso, sereno, maresia --, pode passar vários anos sem a necessidade de polimento. Polir a pintura em demasia desgasta a pintura e pode fazê-la chegar à tinta de fundo quando o polimento for mesmo necessário (para disfarçar um risco, por exemplo).

Nos plásticos externos sem pintura e nos internos, produtos protetores não-oleosos são os mais indicados. Os que têm base de silicone proporcionam brilho e boa aparência, mas retêm poeira e, se aplicados no painel, podem engordurar os vidros quando o carro for estacionado por algum tempo ao sol. O resultado será visto na próxima chuva, com o embaçamento do pára-brisa. Para evitá-lo, a cada lavagem limpe os vidros com álcool ou o produto apropriado, utilizando papel-toalha ou um pano que não solte fiapos.

O motor não precisa ser lavado sempre; quando o fizer, espere que esfrie totalmente e proteja o filtro de ar e o fluido de freio


A lavagem do motor deve ser feita no máximo uma vez por ano, salvo se o carro for usado com frequência em praias ou no fora-de-estrada. Muita atenção aos contatos elétricos, para evitar desconexões e mal-contatos. Cubra a entrada do filtro de ar e o reservatório do fluido de freio com um plástico, para evitar o calço hidráulico (
clique aqui para saber mais) e a absorção de umidade (clique aqui para saber mais), na ordem. É indispensável que ele esteja totalmente frio -- ou que se use água quente -- para evitar um choque térmico, que pode até rachar o bloco ou o cabeçote. Evite querosene, que resseca as mangueiras e ataca as correias, bem como óleos de qualquer tipo.

Esta preocupação vale também para o assoalho, que só deve receber água e sabão. Pulverizá-lo com óleo de mamona só faz acumular poeira. Óleo queimado de motor, nem se fala: além da poeira, ele ataca as borrachas e a própria pintura da chapa, resultando em muitos problemas e nenhuma proteção.


OUTROS CUIDADOS


Eis mais algumas dicas para manter o carro limpo e com boa aparência:

- não aplique produtos com derivados de petróleo nos pneus, pois ressecam a borracha; use apenas graxa para sapatos ou produtos com glicerina;

- dê brilho aos cromados com polidor de metal e flanela; não utilize esponjas de aço, que removem o cromo e abrem caminho para a ferrugem -- a não ser que já estejam enferrujados;

- o silicone é boa opção para as borrachas, pois as protege do ressecamento e evita infiltrações;

- limpe o vinil do interior com água e sabão de coco; nos bancos de tecido, retire a poeira com um aspirador ou escova e limpe-os com produtos para carpete doméstico se necessário;

- cuidado com os perfumes, que se muito fortes podem causar mal-estar nos passageiros com os vidros fechados;

- complete o serviço aplicando grafite em pó nas fechaduras e nas canaletas dos vidros; não use óleos lubrificantes, pois retêm poeira.

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