Para que se frua beleza

Menos famoso que outros italianos, Pietro Frua desenhou carros
com belas linhas sobre mecânicas de diferentes procedências

Texto: José Geraldo Fonseca - Fotos: divulgação

Pietro Frua em foto de 1959 e dois de seus primeiros trabalhos: o Alfa Romeo 6C 2500 S 1946 (em cima) e o Maserati A6G 2000 Spider 1950

O Renault Floride/Caravelle, acima, e trabalhos para a Ghia-Aigle com base no Jaguar XK (no alto), Lloyd (abaixo) e Alfa 1900 (abaixo à direita)

Embora não tão conhecido quanto seus conterrâneos Pininfarina, Bertone, Giugiaro ou Ghia, Pietro Frua sem dúvida merece ser citado como um dos maiores projetistas italianos de automóveis em todos os tempos. Sua obra se estendeu desde a década de 1930 até o início dos anos 80, compreendendo pelo menos 210 carros diferentes.

Pietro Frua nasceu em 2 de maio de 1913 em Turim. Sua carreira profissional começou quando se formou como desenhista técnico na Escola da Fiat. Com a idade de 17 anos foi trabalhar como projetista assistente no estúdio de estilo Stabilimenti Farina, também em Turim. Aos 22 anos foi promovido a projetista chefe e, dois anos depois, alcançou um cargo de gerência. Em 1939 tornava-se projetista independente. Frua então projetou carros para produção em série, protótipos e exemplares exclusivos sobre a mecânica de quase todos os principais fabricantes de automóveis europeus e norte-americanos.

Entre os carros que Frua projetou para serem produzidos em grande escala, o maior sucesso comercial foi o Renault Floride/Caravelle, que chegou às ruas em total de 117.113 unidades. Uma curiosidade é que tanto Frua quanto o estúdio Ghia defendiam ser de sua autoria o desenho desse carro, disputa que foi terminar nos tribunais. A confusão ocorreu porque, à época, Pietro foi por diversas vezes subcontratado pela Ghia em projetos para terceiros. A produção do Floride foi de 1958 a 1968. Outro projeto de Frua de razoável sucesso foi o alemão Glas 1700, produzido em 13.789 exemplares de 1963 a 1967, tendo a produção se encerrado na Alemanha com a compra da Glas pela BMW. Mas esse não foi o fim do belo sedã, cujos direitos de produção foram comprados pela licenciada da BMW na África do Sul. Foi lá produzido com os nomes de BMW 1800 SA e BMW 2000 SA, em um total aproximado de mais 20.000 carros.

Mas com certeza os carros mais vistosos projetados por Frua foram os grã-turismo e esporte. A atividade de desenhar carros esporte, aliás, acompanhou praticamente toda a carreira solo do projetista, desde um dos primeiros projetos a ele atribuídos, um Alfa Romeo 6C 2500 conversível com desenho bastante aerodinâmico para a época. Logo depois seguiu o projeto de um Fiat A 1100, com desenho inspirado nos carros de competição da época. Na década de 1950, Frua iniciou uma longa parceria com a Maserati, levando ao desenho de alguns dos mais admirados carros da marca do tridente a partir da criação do A6G 2000 Spider, de 1950. Nesse belíssimo conversível, a característica mais marcante era a grade de desenho especial com um farol ao centro.

Os pequenos fabricantes italianos — conhecidos como etceterini — também encomendavam projetos a Frua, dos quais um dos mais belos foi o Ermini 1380, um cupê de 1954. Suas linhas serviram de base para duas obras esplêndidas para a Maserati: o A6G54, também de 1954, que tinha como importante detalhe diferencial um defletor de ar transparente sobre o capô, e o A6G54 Spider, de 1956, um dos primeiros carros a ter uma faixa decorativa longitudinal no centro da tampa do motor, elemento que anos depois se tornaria típico dos "carros musculosos" norte-americanos. Cisitalia, Nardi e Osca estavam entre os etceterini clientes de Frua.

Ainda nessa década, Frua foi responsável pela construção dos protótipos do que viria a ser o cupê Volvo P1800, desenhou carros para outras encarroçadoras italianas (como Viotti e Savio) e realizou diversos projetos para os fabricantes de carrocerias suíços Italsuisse e Ghia-Aigle, esta uma empresa licenciada pela italiana Ghia na cidade de Aigle. Entre os chassis encarroçados por esta última com desenhos de Frua estavam Chevrolet Corvette, Jaguar XK 150 e Alfa Romeo 1900 (versão CSS), com carrocerias cujas características de estilo apresentavam semelhanças entre si. Ainda para a Ghia-Aigle, Frua desenhou carrocerias para Fiat 500, Lloyd Alexander e Austin-Healey Sprite, esta de material plástico. Continua

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Data de publicação: 25/5/10

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