O público faz suas escolhas

Com os lançamentos lado a lado com os veteranos, a Eleição dos
Melhores Carros
aponta os prediletos dos leitores pela 14ª. vez

por Fabrício Samahá

Fabrício Samahá, editor

Quais os carros preferidos pelos brasileiros em cada categoria? Parece haver uma resposta simples a essa questão ao se analisarem os dados de vendas separados por segmento, como fizemos no Editorial anterior com os números de emplacamentos da Fenabrave. Entretanto, aqueles dados refletem negócios realizados que, muitas vezes, trazem importante parcela de compras por frotistas e são diretamente influenciados pelo fator preço. Uma pesquisa ampla, completa, sobre a predileção do público pode trazer respostas diferentes.

É com esse objetivo que o Best Cars realizou, pela décima quarta vez, a Eleição dos Melhores Carros,  cujos resultados apresentamos nesta edição. Ao colocar diante dos leitores — quase 32 mil deles — mais de duas centenas de modelos à venda no mercado, segmentados por critérios como porte, preço e posicionamento, permitimos que apontassem seus prediletos e informassem a fabricantes e importadores quais têm apresentado os melhores predicados.

E tal resposta trouxe importantes novidades dessa vez. Das 21 categorias referentes ao mercado interno atual (outras seis dedicam-se a modelos fora de produção e há ainda O Carro dos Meus Sonhos,  que admite voto em qualquer automóvel hoje em fabricação), nada menos que oito entregaram seus títulos a carros diferentes dos vencedores do ano anterior: Kia Picanto, Ford Fiesta hatch, Audi A1, Hyundai Sonata, Kia Sportage, Ford Edge, Peugeot 3008 e Chevrolet Camaro.

Desses oito, seis competiam pela primeira vez por terem chegado às ruas desde outubro de 2010, quando se encerraram as inscrições para a eleição passada — apenas Sonata e Edge já estavam disponíveis então, embora o utilitário esporte da Ford tenha passado por alterações mais tarde. E o número cresce se for considerado o Volkswagen Jetta, que repetiu o prêmio conquistado há um ano, mas agora em outra geração.

Essa informação pode levar alguns a imaginar que os lançamentos recentes são sempre favorecidos nesse tipo de pesquisa, pois sua imagem — com um forte trabalho de divulgação na imprensa e na publicidade — ainda está bem presente nas mentes dos leitores. Isso pode realmente acontecer, mas não chega a ser uma regra, como a eleição mais uma vez demonstrou.

Na categoria Hatch Médio havia novidades como Fiat Bravo e Hyundai Veloster, mas o vencedor foi um velho conhecido, o Ford Focus. Em Sedã Médio, o Jetta enfrentou mais quatro lançamentos — Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra, Peugeot 408 e Renault Fluence — e superou todos eles. Logo acima, em Sedã Médio de Luxo, um modelo em fim de carreira (a geração E90 do BMW Série 3) conquistou mais uma vitória sem se abalar com a chegada do Volvo S60 e a reestilização do Mercedes-Benz Classe C.

Houve mais. O Sonata foi o novo vencedor em Sedã Grande, classe que ganhou o inédito Kia Cadenza e um remodelado VW Passat. Em Sedã Grande de Luxo houve verdadeira surpresa, pois a Audi conseguiu resultados tímidos com duas novidades — A6 e A7 Sportback —, deixando o conhecido BMW Série 5 em vantagem. O Porsche Panamera (Sedã de Alto Luxo) também não foi prejudicado pelas estreias do Jaguar XJ e do Aston Martin Rapide.

A disputa entre novatos e veteranos foi interessante ainda entre os utilitários esporte: o Land Rover Discovery ganhou outra vez na Classe 3, deixando para trás os redesenhados VW Touareg e BMW X3. E em Carro Esporte da Classe 2 o Porsche 911 permaneceu imbatível, mesmo com as chegadas de Mercedes-Benz SLS, Aston Martin DB9 e do Vantage da mesma marca.

Campeão de impopularidade
Para quem gosta de números, os resultados da eleição trazem constatações curiosas. No passado chegamos a destacar que todos os modelos relacionados como candidatos receberam votos, mas isso não se repetiu por um caso isolado: em Hatch Pequeno - Classe 1, nenhum leitor votou no Effa M100. À parte o desafortunado chinês, os modelos com menor número de votos foram o Nissan Tiida em Sedã Médio (0,1%), o Mahindra SUV em Utilitário Esporte - Classe 1, o Ssangyong Rexton na Classe 2 e o Mahindra Turbo em Picape Médio/Grande (cada um com 0,2%).

E quais os grandes vencedores, aqueles com maior participação nos votos da categoria? O recordista foi o Audi A1, com 44,1% em Hatch Pequeno - Classe 3, muito ajudado pelo fato de haver apenas quatro concorrentes na classe. Seguiram-se VW Saveiro, com 42,9% em Picape Pequeno; Ford Fiesta, com 39,2% em Sedã Pequeno; Porsche Cayenne, com 39% em Utilitário Esporte - Classe 4; e Chevrolet Camaro, 38,5% em Carro Esporte - Classe 1. Não incluímos aqui os modelos fora de linha.

Outra análise que merece ser feita é a das disputas mais apertadas e das vitórias com maior folga. As menores diferenças de votos entre um vencedor e o segundo colocado foram as de 1,7 ponto percentual no Jetta (Sedã Médio), 1,8 no BMW Série 5 (Sedã Grande de Luxo) e 2,1 pontos no A3 (Hatch Médio de Luxo). Já quando o assunto é vantagem disparada, ninguém se compara ao Cayenne, que obteve 21,5 pontos a mais que o segundo colocado entre os utilitários esporte da Classe 4. Outras marcas expressivas foram as de 19 pontos do Panamera (Sedã de Alto Luxo), 16 do Fiesta (Sedã Pequeno) e 15,9 pontos do A1 (Hatch Pequeno - Classe 3).

Enfim, para os que curtem estatísticas ou para quem só gosta mesmo de automóveis, a 14ª. Eleição dos Melhores Carros  tem muita informação para ser desfrutada. Se seus modelos prediletos não foram os vencedores, não há problema: outubro não demora a chegar com mais um aniversário do Best Cars — o de 15 anos — e uma nova eleição, que colocará os atuais modelos em combate com os que forem apresentados até lá. Já dá para perceber que será outra grande competição.

No passado todos os modelos receberam votos, mas isso não se repetiu por um caso isolado: nenhum leitor votou no Effa M100



blog comments powered by Disqus

Colunas - Página principal - Envie por e-mail

Data de publicação: 28/1/12

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade