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Trabalhar juntos é um sucesso

Ao chegar a 300 edições do site, quero relembrar os muitos
que colaboraram e ainda contribuem para sua construção

por Fabrício Samahá

Atribui-se a Henry Ford, o homem que mudou o mundo ao popularizar o automóvel, a lição de que "reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso e trabalhar juntos é um sucesso". A frase de um dos maiores industriais do século XX resume bem o que tem sido o Best Cars nestes mais de 11 anos, em que agora chegamos à edição de número 300.

Muitos devem saber que comecei este site sozinho, em 22 de outubro de 1997, como forma de divulgar meu trabalho jornalístico e expressar opiniões sobre o mundo do carro — como milhões fazem hoje com seus blogs, nome moderno para o que na época se chamava apenas de página pessoal. Mas não demorou para que o Best Cars começasse a crescer. Um dos primeiros a chegar foi o consultor de preparação Iran Cartaxo, que ainda no fim daquele ano trouxe conteúdos sobre competição e, mais tarde, preparação de motores. Embora não mais nessas tarefas, Iran ainda presta um grande serviço ao site com simulações de desempenho em avaliações e comparativos.

Em um ano já tínhamos uma pequena equipe — espalhada por diferentes pontos do Brasil, cada um em sua casa ou local de trabalho, facilidade característica da internet. Os que ingressaram naquela época, como o jovem Henrique Mendonça, de apenas 15 anos, e o jornalista Carlos Guimarães (hoje na mídia impressa especializada), ambos com matérias de serviço, atualidades e supercarros, deixaram o site não muito mais tarde. Também aquele período foram as contribuições do jornalista Fernando Calmon em forma de textos opinativos, técnicos e avaliações. Em março de 1999 estreava a seção de carros antigos do site por mãos hoje bem conhecidas do leitor: as de Francis Castaings, nosso colaborador que está há mais tempo na mesma atividade.

Este Editorial passava a ter companhia de colunas com as chegadas de José Roberto Nasser com De Carro por Aí, ainda em 1999; Luiz Alberto Pandini com Pára-brisa, em 2000 (dois anos depois passaria a escrever sobre automobilismo em Conversa de Boxe); Bob Sharp com Do Banco do Motorista e Marco Antônio Oliveira com Na Estrada, em 2001; Luís Carlos P. Garcia em Questões de Direito, em 2002; Roberto Pontual com Máquina do Tempo e Luís Perez com Autogiro, em 2003. Dessas, apenas Conversa de Boxe e Questões de Direito permanecem no site, mas escritas por outros colunistas: a primeira por Marcio Kohara, que chegou em 2006 para preencher a lacuna de Arnaldo Keller, responsável pela coluna entre 2003 e 2004; e a outra por Gino Brasil, que está conosco desde 2004 e, como se sabe, vem atuando também em avaliações já há alguns anos.

Fabrício Samahá, editor

Muitas participações
Mas um bom conteúdo não se limita a colunas, e o site ganhou valiosas participações também em outras áreas. Em 2000 vinha Fulvio Oriola para escrever artigos sobre Fórmula 1 e Mundial de Rali, hoje a cargo de Marcio; dois anos depois estreava Thiago Mariz, em diferentes seções, mas nos últimos tempos focado em carros do passado; em 2003, Francis recebia a companhia de Fabiano Pereira no setor de antigos, enquanto Marcelo Ramos vinha escrever de antigos e supercarros.

Vários outros devem ser mencionados aqui, como Alberto Polo Jr. (artigos de mercado e guia de compra de carros usados), Anderson Nunes (carros antigos), Carlos Brum (antigos), Eduardo Alves (artigos sobre mercado), Eduardo Hiroshi (matérias de serviço), Emerson Costa (motos), Felipe Cavalcante Bitu (antigos e supercarros), Luiz Fabiano Mazzeo (avaliações), Luiz Fernando Silva (consultoria em legislação), Marcel Rabinovich (matérias sobre áudio), Nelson Massini Jr. (antigos), Patrick Cardoso (automobilismo), Paulo Roberto Poydo (consultoria técnica), Paulus Hanser de Freitas (antigos e supercarros), Ricardo Peres (antigos), Roberto Carlos Silva (supercarros) e Rodrigo Fonseca (antigos). Além deles, houve colaborações bastante breves, algumas delas com um só artigo.

Com exceção de duas que solicitaram a remoção de suas matérias ao (ou após) encerrar sua participação, essas pessoas prestaram contribuições que ainda hoje agregam valor ao vasto conteúdo publicado pelo site em 300 edições, pois uma de nossas normas é manter disponíveis os artigos anteriores. Cada um com seu estilo de redação, seu modo de analisar um automóvel e escrever sobre ele, todos colocaram seus tijolos para construir o que o Best Cars é hoje e, por isso, merecem meus agradecimentos.

Henry Ford, como de hábito, estava certo. Foi trabalhando juntos — nunca lado a lado, mas assim mesmo em constante interação — que nós, que compomos ou já compusemos esta equipe, passamos bons momentos e contribuímos para trazer ao leitor e à leitora o melhor do mundo do automóvel. E que continuemos assim por, no mínimo, mais 300 edições.

Essas pessoas prestaram contribuições que ainda hoje agregam valor ao vasto conteúdo publicado pelo site em 300 edições. Colocaram seus tijolos para construir o que o Best Cars é hoje.

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Data de publicação: 11/4/09

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