Por
"amarrar" de modo flexível os dois lados da suspensão, o
estabilizador contribui para a estabilidade em curvas à medida que
faz diminuir a rolagem, a inclinação lateral da carroceria. Quanto
menor a rolagem, mais as rodas se mantêm próximas da geometria
ideal. Em carros de menor preço como o Celta, os fabricantes muitas
vezes eliminam o estabilizador (usado em outros modelos com a mesma
plataforma, caso do antigo Corsa hatch, exceto na versão Wind) e
compensam sua falta aumentando a carga das molas, isto é,
deixando-as mais duras.
Assim, não procede a noção frequente de que carros sem estabilizador
necessariamente inclinam-se demais ou são pouco estáveis. Por outro
lado, com molas mais duras é inevitável que o conforto de marcha
seja afetado — por
isso os estabilizadores são amplamente usados, muitas vezes em ambos
os eixos. Como exemplo, o Ford Focus hatch 1,6 da primeira geração
recebeu molas traseiras 10% mais duras que as das versões 1,8 e 2,0
por conta da supressão do estabilizador desse eixo.
Em um carro com a suspensão calibrada de fábrica para não ter
estabilizador, o resultado esperado de sua instalação é uma clara
redução da rolagem em curvas, pois a barra se somará às molas duras.
Cuidado, porém: se um eixo (entendido como par de rodas, dianteiro
ou traseiro) tem sua rolagem diminuída, aumenta sua tendência a
desgarrar, a perder aderência. Em situações extremas, o Celta com
estabilizador na frente tende a aumentar sua natural tendência
subesterçante, o que pode ir contra
o objetivo de ganho de estabilidade. Às vezes isso é feito pelo
fabricante de modo intencional, caso do Honda Civic Si em relação às
demais versões: a resistência à rolagem aumentou 465% no eixo
traseiro, contra apenas 104% no dianteiro, para que a tendência
original do Civic de subesterçar fosse minimizada, deixando o Si
mais neutro em curvas.
Quanto ao conforto, o estabilizador não se faz notar em oscilações
que atinjam ao mesmo tempo os dois lados da suspensão, como uma
lombada tomada no sentido normal da via, mas o carro fica um pouco
mais firme quando a oscilação atinge apenas um dos lados ou um lado
por vez, como ao tomar a mesma lombada de forma enviesada. O ideal
seria que o Celta recebesse molas mais macias para compensar o
efeito do estabilizador, como acontecia com o Corsa antigo nas
versões que traziam a barra.
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