por Fabrício Samahá 

Estabilizador: o que muda em conforto
e estabilidade com sua aplicação


Comprei um Celta e verifiquei que sua suspensão dianteira não possui estabilizador. Em fóruns, vi que muita gente havia instalado essa barra e até informaram os códigos dos componentes, que existem no catálogo GM. Vale a pena instalar esses componentes? Quais são os prós e contras? Melhorará na dirigibilidade? Quanto ao conforto, o que mudaria? BC é um excelente site.

Sinério Carvalho - Garanhuns, PE

Por "amarrar" de modo flexível os dois lados da suspensão, o estabilizador contribui para a estabilidade em curvas à medida que faz diminuir a rolagem, a inclinação lateral da carroceria. Quanto menor a rolagem, mais as rodas se mantêm próximas da geometria ideal. Em carros de menor preço como o Celta, os fabricantes muitas vezes eliminam o estabilizador (usado em outros modelos com a mesma plataforma, caso do antigo Corsa hatch, exceto na versão Wind) e compensam sua falta aumentando a carga das molas, isto é, deixando-as mais duras.

Assim, não procede a noção frequente de que carros sem estabilizador necessariamente inclinam-se demais ou são pouco estáveis. Por outro lado, com molas mais duras é inevitável que o conforto de marcha seja afetado
— por isso os estabilizadores são amplamente usados, muitas vezes em ambos os eixos. Como exemplo, o Ford Focus hatch 1,6 da primeira geração recebeu molas traseiras 10% mais duras que as das versões 1,8 e 2,0 por conta da supressão do estabilizador desse eixo.

Em um carro com a suspensão calibrada de fábrica para não ter estabilizador, o resultado esperado de sua instalação é uma clara redução da rolagem em curvas, pois a barra se somará às molas duras. Cuidado, porém: se um eixo (entendido como par de rodas, dianteiro ou traseiro) tem sua rolagem diminuída, aumenta sua tendência a desgarrar, a perder aderência. Em situações extremas, o Celta com estabilizador na frente tende a aumentar sua natural tendência subesterçante, o que pode ir contra o objetivo de ganho de estabilidade. Às vezes isso é feito pelo fabricante de modo intencional, caso do Honda Civic Si em relação às demais versões: a resistência à rolagem aumentou 465% no eixo traseiro, contra apenas 104% no dianteiro, para que a tendência original do Civic de subesterçar fosse minimizada, deixando o Si mais neutro em curvas.

Quanto ao conforto, o estabilizador não se faz notar em oscilações que atinjam ao mesmo tempo os dois lados da suspensão, como uma lombada tomada no sentido normal da via, mas o carro fica um pouco mais firme quando a oscilação atinge apenas um dos lados ou um lado por vez, como ao tomar a mesma lombada de forma enviesada. O ideal seria que o Celta recebesse molas mais macias para compensar o efeito do estabilizador, como acontecia com o Corsa antigo nas versões que traziam a barra.

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Foto: divulgação - Data de publicação: 8/9/09

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