por Fabrício Samahá 

Entenda o diâmetro de giro
e a aceleração lateral


O que é diâmetro de giro? Há alguma relação entre ele e a aceleração lateral de um carro? Por que quanto menor melhor?

Wellorzzn Ronnan Ibide Novais
Araraquara, SP

O diâmetro de giro expressa em números a maior ou menor facilidade do veículo de manobrar. O valor indica o espaço mínimo em metros para uma volta de 180 graus, podendo ser medido entre guias (ou seja, na trajetória descrita pelo pneu dianteiro externo à curva) ou entre paredes (caso em que inclui as extremidades do carro). O valor informado nas fichas técnicas do Best Cars, que é divulgado pelos fabricantes, refere-se normalmente ao giro entre guias. Assim, um diâmetro de giro de 11 metros indica que o carro pode retornar em uma via dessa largura, sem necessidade de manobra em marcha à ré, usando todo o espaço entre uma guia e outra.

O diâmetro de giro tende a ser maior em veículos mais longos ou com maior distância entre eixos, mas esta regra está sujeita a variações. Há carros amplos, mas com grande capacidade de esterçamento (as rodas giram bastante nos batentes da caixa de direção) e pequeno diâmetro de giro. Caso clássico é o do Citroën DS (foto), com enorme entreeixos de 3,13 metros, cujo diâmetro de giro de apenas 11 m era o mesmo de um Fusca. O Omega nacional, pela tração traseira, também conseguia diâmetro de giro muito bom, equivalente ao de um carro de tração dianteira com um metro a menos de comprimento.

Não há relação entre diâmetro de giro e aceleração lateral. Esta mede a capacidade do veículo de efetuar curvas. Quanto maior a aceleração, mais rápido será possível tomar curvas sem que os pneus derrapem, isto é, saiam da trajetória prevista. É informada em g, unidade de medida que a compara à aceleração da gravidade (9,81 metros por segundo por segundo, ou m/s
²). Esportivos notáveis nesse quesito chegam a superar 1 g em testes em circuito padrão com cerca de 30 metros de raio, o que indica que seus ocupantes estarão sujeitos, nesse momento, a uma aceleração lateral igual à imposta verticalmente pela gravidade. Carros comuns de passeio costumam obter entre 0,7 e 0,8 g.

Além da aderência dos pneus, fatores como distribuição de peso entre os eixos, altura do centro de gravidade, calibração e geometria da suspensão afetam a capacidade de aceleração lateral. O diâmetro de giro não influi, pois o teste é feito em curva aberta, em que a direção é esterçada em grau bem menor que o limite imposto pelos batentes.

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Foto: divulgação - Data de publicação: 9/2/08

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