Best Cars Web Site
Consultório Técnico

por Ângelo Peixoto


Válvula termostática: controle da temperatura


Gostaria de saber o que acontece se retirarmos a válvula termostática do motor de um carro. O motor irá aquecer em certas condições de uso, por exemplo subindo uma serra, ou parado durante horas em um engarrafamento? Gostei muito do site, realmente o nível das perguntas e explicações é muito bom.

Nelson Nunes Ramade
nelson.ramade@br.unisys.com
Rio de Janeiro, RJ

Realmente as pessoas fazem certa confusão com respeito à utilização da válvula termostática e, na ocorrência de um defeito, muitas vezes acabam retirando este importante equipamento.

Existem dois pontos importantes que precisam ser explicados com respeito a esta válvula:

1) Para o dimensionamento do sistema de arrefecimento do veículo é feito um estudo sobre a quantidade de calor emitida pelo motor. A partir desta informação dimensiona-se todo o circuito, incluindo radiador e ventoinha. Pode-se ter certeza de que o sistema tem condições de manter a temperatura ideal do motor em qualquer condição de uso, mesmo parado em um congestionamento em uma praia do Nordeste com os termômetros marcando 40 graus à sombra, considerando que tudo esteja original e em ordem.

2) No projeto de um motor, as folgas e os ajustes são determinados pela temperatura de trabalho. Não convém abaixar a temperatura de funcionamento, pois assim o motor estaria fora de especificação de projeto, acarretando menor durabilidade. Sem considerar outros fatores como dirigibilidade, emissões poluentes, consumo e desempenho, que também ficam comprometidos.

A válvula termostática, ou simplesmente termostato, é instalada para manter a temperatura constante na faixa ideal de trabalho (que varia de motor para motor, mas normalmente fica em torno de 90° C). Sua retirada faz o motor trabalhar sempre com temperaturas baixas e com grande variação, de acordo com a quantidade e temperatura do ar que passa pelo radiador. Como a água do motor está sem o controle da válvula, quanto maior a quantidade de ar passando pelo radiador mais fria ela fica.

Como exemplo, se você estiver com um veiculo sem a válvula instalada, descendo uma serra e a temperatura externa estiver baixa, com certeza o motor ficará bem frio. Mas, se você estiver subindo em um dia quente e pegar um congestionamento, a temperatura vai subir (sem ultrapassar o limite de trabalho do motor, pois a ventoinha vai atuar). Portanto, a retirada da válvula não é aconselhável. Se o motor esquenta ou varia muito de temperatura, existe outro problema que deve ser reparado.


Consultório Técnico - Página principal - e-mail

© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados