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por Fabrício Samahá

Kadett: rodas incorretas e
suspensão regulável


Vendo a consulta sobre rodas (off-set e raio de rolagem negativo), me preocupei um pouco em relação às rodas que cooquei em meu carro. Possuo um Kadett GL 96, e estou utilizando rodas do Golf GTI, da geração antiga. Gostaria de saber se eu "matei" estes parâmetros, já que as rodas da versão GLS do Kadett têm o miolo pra fora, e a do Golf é plana.

Além disso, gostaria de saber quais versões do Kadett possuíam a suspensão que podia ser pressurizada manualmente, aumentando ou diminuindo a altura do carro. No manual vem falando, mas mau carro não conta com o bico para pressurizar a suspensão. Como funcionava este sistema?

Kleber Leandro
kle3er@uol.com.br

O desenho externo das rodas, embora possa ser uma pista do uso de profundidade de montagem incorreta, não é o modo recomendado para se verificar sua adequação. É preciso procurar, nas rodas originais e nas que foram adotadas, as inscrições ET ou PF seguidas de um número. No caso do Kadett a medida é de 49 mm; no Golf antigo, 45 mm. É uma diferença pequena, mas que pode ser suficiente para anular ou reduzir sensivelmente o raio negativo de rolagem. Ainda assim, se o comportamento do veículo -- como peso e respostas de direção -- não foi prejudicado, manter as novas rodas não deve causar problemas.

Sobre a suspensão traseira regulável em altura do Kadett (disponível como opcional nas versões SL/E, GLS, GS e GSi), consistia em bolsas de ar instaladas em torno dos amortecedores (que eram específicos) e ligadas a um bico de calibragem similar ao dos pneus, instalado no interior do porta-malas. A pressão de trabalho variava de 12 (altura mínima) a 72 lb/pol2, sendo verificada em postos como a dos pneus. Com o aumento da pressão, as bolsas funcionavam como molas auxiliares, erguendo a traseira do veículo. Sistema similar, mas totalmente automático, foi empregado na perua Omega Suprema.

O ajuste destinava-se a compensar o abaixamento da traseira com o carregamento do veículo, e não a elevar a traseira com o carro descarregado, o que poderia prejudicar o comportamento em curvas (centro de gravidade mais alto, menor estabilidade) e frenagens (maior transferência de peso para a frente, com maior tendência ao travamento das rodas traseiras). Talvez por ter sido pouco requisitado como opcional, a GM preferiu abolir sua oferta da linha Kadett, razão para que seu veículo não possua o sistema.

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