por Fabrício Samahá Estabilizador:
as vantagens e
|
A
barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma
ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo (veja
figura), com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos.
Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas
externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as
internas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas
molas. |
Isso
explica por que um carro sem estabilizador não é inseguro, mas
requer molas mais duras para manter a estabilidade. A GM não o usa no
Celta e a Ford só em 1996 o aplicou ao Fiesta, que então pôde
ganhar molas mais macias. Há também casos de aplicação do
estabilizador traseiro apenas em certas versões, como a GTI 16V do
Gol. |
Data de publicação deste artigo: 29/10/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |