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por Fabrício Samahá 

Estabilizador: as vantagens e
os critérios para instalar


Para que serve a barra estabilizadora? Compensa colocar em qualquer carro? Qual o critério para colocar uma? BCWS é o melhor site de carros do Brasil, sem sombra de dúvidas.

Ricardo Castro da Costa
Belo Horizonte, MG
riccastro_bh@yahoo.com.br

A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo (veja figura), com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as internas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.

É aqui que entra o estabilizador: ao "amarrar" com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria. Esse efeito é tanto maior quanto mais espessa for a barra, o que leva muitos fabricantes a adotar estabilizadores mais grossos em versões esportivas -- por exemplo, no antigo Kadett GS/GSi em relação aos demais da linha.

Uma das vantagens do estabilizador, que pode ser aplicado a qualquer dos eixos ou a ambos, é permitir o emprego de molas mais macias, com carga de 15% a 20% menor, para um rodar mais confortável. Nesse caso, o estabilizador não vem reduzir sensivelmente a rolagem, mas trazer ganho em conforto sem perda em estabilidade. O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.

Isso explica por que um carro sem estabilizador não é inseguro, mas requer molas mais duras para manter a estabilidade. A GM não o usa no Celta e a Ford só em 1996 o aplicou ao Fiesta, que então pôde ganhar molas mais macias. Há também casos de aplicação do estabilizador traseiro apenas em certas versões, como a GTI 16V do Gol.

Adotar ou substituir o estabilizador envolve alguns critérios, mas a avaliação prática é o melhor meio de verificar se foi uma medida acertada. Ocorre que, quando menor a rolagem (graças ao efeito do estabilizador ou de molas mais duras), maior a tendência daquele eixo a desgarrar, a sair em curvas. Assim, a aplicação de um estabilizador espesso sem critérios pode até piorar a estabilidade.

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Data de publicação deste artigo: 29/10/02

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