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Enxofre no diesel: uma
desvantagem do nacional


Gostaria de saber por que o diesel nacional tem mais enxofre. Para que serve esse enxofre a mais? Ouvi dizer que a quantidade de enxofre no diesel vai baixar. Isto é verdade? Continuo crendo no BCWS, mas tenho algumas dúvidas recentes que não foram respondidas.

Eduardo Lopes
São Paulo, SP
elopes_@hotmail.com

O diesel nacional tem mais enxofre devido a características de nosso petróleo, do tipo parafínico (pesado), enquanto na Europa e Estados Unidos o petróleo é mais leve, naftênico. Não se trata de vantagem conter mais enxofre, muito pelo contrário. O maior teor de enxofre leva a maior ataque químico aos componentes do motor (na foto a câmara de combustão do S10 2,8 turbodiesel) e gera óxidos de enxofre que, lançados na atmosfera, provoca irritações nos olhos e vias respiratórias.

Governos do mundo inteiro têm se preocupado com a questão e medidas vêm sendo tomadas para baixar o teor de enxofre do diesel, o que nas refinarias tem custo elevado. Atualmente o percentual é de 0,5% mas deverá baixar para 0,2% a partir de 2003. Esse teor de enxofre elevado do diesel brasileiro exige a adaptação dos motores, sendo razão para que -- caso venha a ser liberado seu uso em automóveis -- os carros nacionais a diesel, produzidos para exportação, não possam ser colocados de imediato no mercado interno.

Pedimos desculpas por dúvidas anteriores que não tenham sido esclarecidas mas, como informado na auto-resposta enviada aos leitores, o volume de consultas não permite que todas sejam atendidas. Contamos com sua compreensão.

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Data de publicação deste artigo: 26/1/02

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