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por Fabrício Samahá


Drive-by-wire: eletrônica aplicada ao acelerador


Gostaria de receber informações sobre o sistema drive-by-wire atualmente utilizado em motores automotivos, detalhes do seu funcionamento e suas vantagens com relação ao sistema que utiliza o cabo de acelerador. Parabéns pelo site, bastante completo.

Fernando Luiz Marin Pantaleão
São Paulo, SP
pantajr@ig.com.br

Conhecido por sua recente adoção na família Palio, modelos mais acessíveis que os que o utilizavam até então (como o Alfa Romeo 166 do mesmo grupo Fiat e, na produção brasileira, também o Dodge Dakota com motor turbodiesel), o acelerador eletrônico ou drive-by-wire representa a adoção da eletrônica em mais um sistema dos automóveis. O movimento do pedal é transmitido para a central eletrônica do motor. Esta então analisa o movimento e outras condições, como rotação do motor, para comandar a abertura da borboleta de aceleração, que é feita por um motor elétrico.

Além de eliminar o cabo, que pode se desgastar ou transmitir vibrações vindas do motor, o sistema eletrônico facilita obter suavidade quando se acelera ou se tira o pé rapidamente, evitando trancos. É possível otimizar o sistema tradicional, a cabo, para obter respostas suaves -- tanto que não se percebem trancos em muitos modelos sem drive-by-wire. Entretanto, o acelerador eletrônico torna isso mais simples e, claro, representa uma ferramenta de marketing como demonstração de tecnologia.

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