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por Fabrício Samahá 

Fiasa: troca da correia em menor
intervalo para evitar prejuízos


Gostaria de obter a opinião de quando deve ser trocada a correia dentada dos Fiat equipados com o motor Fiasa. Em e-mail enviado à fábrica me informam que aos 40.000 km deve ser feita a verificação e aos 60.000 km a substituição. Vamos então chegar a um consenso: em que quilometragem trocar, afinal?

Ricardo Luiz de Assis Braga
Rio de Janeiro, RJ
rical.braga@bol.com.br

O motor Fiasa (utilizado nas famílias 147, Uno e Palio em versões de 1.000, 1.050, 1.300 e 1.500 cm3) apresenta problema crônico de durabilidade da correia dentada de distribuição, que aciona o comando de válvulas. A causa é o projeto deste motor -- também conhecido por Lampredi, nome do engenheiro italiano que o concebeu -- prever o funcionamento em sentido contrário ao usual.

Para melhor compreensão, compare a correia dentada à corrente de uma bicicleta. Nestes veículos o tensor da corrente fica montado no ramo frouxo, no caso a parte inferior da corrente. É o que ocorre com as correias de comando de todos os motores conhecidos, exceto o Fiasa. Neste, o tensor fica no ramo tenso da correia, o que a sobrecarrega e pode explicar sua fragilidade.

Quando a correia se parte, além da parada do motor, podem-se verificar grandes danos ao setor de distribuição. É comum nesses motores, sobretudo nas versões a álcool (em função do perfil da cabeça dos pistões), que haja empenamento das válvulas, pois estas continuam abrindo e fechando em alta velocidade, de forma desordenada ao movimento dos pistões, e acabam colidindo com eles até sua parada completa.

Esse problema não ocorre em outros motores, como a linha AP da Volkswagen, em que é frequente a substituição da correia após rompimento sem necessidade de qualquer reparo no motor.

Diante disso, o BCWS recomenda especial atenção com este componente no motor Fiasa, substituindo-o a cada 20 ou 30 mil km, apesar de o fabricante recomendar maior intervalo. Lembre-se de que, fora do período de garantia, a quebra da correia e seus danos são serão ressarcidos pelo fabricante, pelo que uma redução no intervalo pode ser sua melhor garantia.

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