por Fabrício Samahá 

Consumo e câmbio 4+E: muitas
dúvidas do mesmo leitor


Gostaria de saber se o Escort Zetec 16V de 1998 tem sua velocidade máxima atingida em 4a. marcha ou em 5a. devido ao seu câmbio longo. Também gostaria de saber se ele é um carro econômico.

Como vocês fazem para medir o consumo urbano e o rodoviário, com o método rotação ou com o carga? O consumo medido de um carro de câmbio longo é medido na 4a. ou na 5a. marcha? Esse tipo de câmbio é gastão demais na 4a. marcha ou não varia muito ao jogar a 5a.?

Quando você vem a uma determinada velocidade e joga o câmbio em ponto morto em uma estrada reta, há algum aumento de combustível? É verdade que pode segurar o carro em uma ladeira apenas com a embreagem? O BCWS é simplesmente o melhor e o mais esclarecedor.

Osvaldo Santos
Rio de Janeiro, RJ - goldswagen@ig.com.br

O câmbio do Escort 1,8 16V não é considerado um puro 4+E, pois a velocidade máxima é atingida em quinta marcha, em rotação bem abaixo daquela de potência máxima, e não em quarta, que é curta demais para isso. Nos 4+E mais radicais a quarta é que leva à velocidade final, podendo a quinta apenas mantê-la ― ou nem isso, em alguns casos. Essa configuração tem sido rara no Brasil, dada a preferência da maioria por um câmbio um pouco mais curto. Só que algumas marcas exageram no encurtamento (saiba mais).

Os dados declarados pela Ford para o Escort (consumo em cidade, 10,3 km/l; em estrada, 14,7 km/l) estão bem situados no segmento. Na prática, porém, seu consumo é bastante elogiado pelos proprietários (leia análise), já que os dados citados refletem medições em laboratório, conforme padrão da ABNT seguido por todos os fabricantes.

As simulações de consumo do BCWS consideram o uso de carga média, isto é, abertura parcial de acelerador (saiba mais). O uso do método carga, com total abertura, permite menor consumo (leia teste) mas levaria a tempos de retomada de velocidade diferentes entre modelos de potência muito variada. No caso da simulação de consumo em rodovia, usa-se sempre a última marcha. Com isso, carros com câmbio 4+E são beneficiados, pois a abertura de acelerador é maior para se obter a mesma capacidade de retomada ― exatamente como acontece no uso prático. Ao usar uma marcha inferior o consumo aumenta em percentual estimado entre 15% e 20%.

Usar o ponto-morto com o carro em movimento é proibido e pode oferecer riscos à segurança (leia consulta). O consumo em si é mínimo com o motor nessa condição, apenas o necessário para manter a marcha-lenta, em torno de 1,5 litro por hora. Finalmente, segurar o carro em aclives "queimando" embreagem provoca seu desgaste prematuro, devendo ser evitado sempre (leia outras dicas sobre embreagem).

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Data de publicação: 16/12/03

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