As indicações de fluxo de
combustível em carros e aviões
Parabéns pelo excelente site. Trabalhei durante anos como técnico em instrumentos aeronáuticos e por uma experiência pessoal surgiu uma dúvida:
um conhecido adquiriu um Omega com computador de bordo. Como eu tinha curiosidade para saber como se comportava o consumo de combustível em situações diversas de pilotagem, propus a ele experimentar.
A nossa surpresa aconteceu em uma descida com freio-motor, pois tivemos uma indicação absurda de consumo, não me lembro no momento, do tipo de 40 ou 50
km/l.
A conclusão que eu cheguei na época é que o sistema funcionava a partir da depressão do sistema de admissão, e por isso o consumo seria relativo a
valores que o fabricante considerava como normais ao veículo em condições de condução diária.
Algo similar ao que se usa em motores convencionais aeronáuticos médios, ou seja: se mede a pressão de admissão do
combustível na válvula de distribuição para os bicos injetores (a famosa aranha) através de um instrumento
calibrado (fuel flow) especificamente para o modelo de motor em questão.
No frigir dos ovos: este instrumento nada mais é do que um manômetro, em que lê o consumo instantâneo do motor.
Se em relação a este caso descrito eu estiver certo, não desmontei o Omega
para confirmar, e se houver semelhança nos sistemas dos veículos utilizados no teste, este não poderia estar com os resultados comprometidos?
Em tempo: também acredito que a forma de dirigir defendida pelos senhores é a mais
adequada, tanto que a utilizo na quase totalidade dos meus 20 anos de motorista. Gostaria apenas que não
houvesse brechas para maiores dúvidas.
Maury Maia
Porto Alegre, RS
mauryclm@ig.com.br
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