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Tudo em
matéria de alto rendimento traz conflitos, Bruno. Cabe ao construtor
conciliá-los. Um motor de "V" estreito seria o ideal do
ponto-de-vista de área frontal menor, mas elevaria o centro de
gravidade. No outro extremo, um boxer seria perfeito para
abaixar o centro de gravidade, mas inadequado quanto à área frontal,
ao menos em um Fórmula 1. A questão do ângulo do "V" prende-se a questões de vibração causadas pelas forças de inércia das peças móveis, mas hoje há tecnologia suficiente para contorná-las. Seria ideal, sob esta ótica, que o ângulo fosse sempre igual a 720 (graus, um ciclo) dividido pelo número de cilindros. Assim, um V12 teria ângulo de 60°; um V10, 72°; um V8, 90°; um V6, 120°; um V4, 180° (boxer). Motores em "V" com esses ângulos existem ou já existiram na história. |
Exemplo de motor V8 a 90°, ângulo ideal
entre as bancadas de cilindros para maior suavidade: o dos Simcas,
como os fabricados no Brasil na década de 1960 |
Data de publicação: 28/1/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |