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por Bob Sharp

Carbonização com 7.500 km:
as possíveis razões


Possuo um Celta VHC 1.0, ano 2003, que apresentou um barulho no início da aceleração em cada marcha, após apenas um mês e meio de uso. Aos 7.500 km rodados se constatou um alto nível de carbonização. Disseram-me que era combustível adulterado. Sempre abasteci no mesmo posto e apenas com gasolina aditivada. Retirei uma amostra do combustível para análise na Transpetro e o mesmo estava normal. Cumpri todos os itens de manutenção do manual.

Quais as outras razões possíveis para um motor carbonizar? É possível existir um defeito de projeto, já que esse motor tem a taxa de compressão de 12,6:1 e 70 cv, sendo que essa carbonização tem sido muito comum nesse modelo? Esse site é ótimo e vou recomendar para meus amigos.

Marcos Antônio Rodrigues de Alencar
Belém, PA
marcaero@amazon.com.br

Carvão só se forma nas câmaras de combustão se algo além de gasolina for queimado dentro dela. Pode ser tanto gasolina adulterada quanto óleo subindo até à câmara: pelos pistões, devido a anéis raspadores gastos ou quebrados ou nível de óleo acima do máximo (ou no nível mas efetuando-se curvas muito rapidamente), ou entrando entre a haste e a guia de válvula, geralmente causado por defeito nos pequenos vedadores de válvulas.

De qualquer maneira, fora o nível alto ou fazer curva rápido, esses defeitos são pouco prováveis de ocorrer num motor com apenas 7.500 km. Só nos motores muito usados é que a folga entre a haste e a guia da válvula pode deixar óleo ser sugado por ali. E não há nenhuma relação com a taxa de compressão.

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Data de publicação: 30/8/03

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