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por Fabrício Samahá 

O sistema da Volvo que
pode evitar uma capotagem


Ouvi falar de um sistema da Volvo, utilizado no XC90, que pode evitar a capotagem. É apenas o conhecido controle de estabilidade (ESP) ou algo realmente novo?

Fernando Salles
São Paulo, SP - fs3@uol.com.br

A propensão a capotar é um dos problemas mais graves dos utilitários esporte, em função de sua altura (tanto a da carroceria quanto a do veículo em relação ao solo), longo curso de suspensão, alta capacidade de carga e, em muitos casos, baixa tecnologia empregada no chassi. Foi para combater essa tendência que a Volvo introduziu em seu primeiro utilitário, o XC90, o Roll Stability Control ou controle de estabilidade de rolagem.

A peça-chave do sistema é um sensor giroscópico, localizado na linha de centro do veículo (no console central), que calcula o ângulo de rolagem (inclinação da carroceria) e a velocidade com que esse ângulo está mudando. Este segundo cálculo tem uma razão: um ângulo menor, atingido ao tomar rapidamente uma curva, pode ser mais perigoso que um ângulo maior obtido com o carro quase parado, no tráfego fora-de-estrada.

As informações do sensor são transmitidas ao DSTC, Dynamic Stability and Traction Control ou controle dinâmico de tração e estabilidade, como a Volvo denomina sua versão do conhecido ESP. Ao analisar dados como posição do acelerador, rotação das rodas (medida pelos sensores do sistema antitravamento de freios, ABS), ângulo de esterço da direção, velocidade com que o volante é movido e velocidade de guinada (mudança de direção do veículo), a central eletrônica determina se a ação do DSTC é necessária.

Em caso positivo, pode ocorrer atuação individual do freio de uma ou mais rodas e redução do torque do motor. O objetivo é sempre gerar subesterço, saída de frente, de modo a facilitar a correção da situação de perigo pelo motorista comum. O efeito colateral é um aumento do diâmetro de curva do veículo, que a Volvo informa ser de meio metro em uma intervenção a 80 km/h.

Assim como o próprio ESP, o sistema da marca sueca pretende agir como um motorista habilidoso o faria, com a vantagem de ser extremamente rápido e de poder frear individualmente as rodas — o que ainda não é possível ao ser humano, até que haja quatro pedais de freio... Se o motorista for menos experimentado, porém, o controle eletrônico fará diferença ainda maior, pois girar o volante no sentido inverso ao da curva não é o procedimento instintivo da maioria das pessoas.

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Data de publicação: 11/10/03

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