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por Bob Sharp  

Poder calorífico não tem relação
com resistência à detonação


O BCWS é a melhor "revista" de carros na atualidade! Atendimento ao público de primeira e mostra o que todo leitor quer ver: novidades, dados técnicos e como dar aquele "tapinha" para melhorar o rendimento do nosso carro. Continuem assim! Há alguma relação entre a resistência à detonação (que viabiliza o uso de taxa de compressão maior) e o poder calorífico (capacidade de produzir energia) dos combustíveis? Quanto maior a resistência à detonação menor é o poder calorífico? Exemplo: álcool e gasolina. Como fica o diesel nessa história? É verdade que o diesel é o combustível "ideal" para motores turbocomprimidos (permite altas taxas e, teoricamente, não teria problemas com batidas de pino, pois funciona "detonando")?

Ariel Alexandre Ramos
Brasília, DF
ariel.ramos@tjdf.gov.br

Não há nenhuma relação entre resistência à detonação e poder calorífico, apesar das diferenças observadas pelo leitor entre álcool (mais resistente à detonação, com menos poder calorífico, esta a causa de seu maior consumo) e gasolina (o inverso).

O motor diesel tem sua ignição por compressão: o ar aquece-se quando comprimido, a ponto de inflamar o diesel injetado na câmara de combustão. Motores diesel não detonam, na acepção do termo, mas se a injeção for efetuada antes do tempo haverá perda de potência acentuada. As características do óleo diesel não o elegem como combustível dos motores de ciclo Otto, a gasolina. Sua queima lenta é um dos impedimentos.

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