Best Cars Web Site Consultório Técnico

por Fabrício Samahá 

Suspensão mais alta nas peruas:
melhor trocar de carro


É possível trocar a suspensão da Palio Weekend Stile pela da Palio Adventure? Quais peças trocar? Isso pode trazer algum problema para o carro? Parabéns pelo ótimo site e pela atenção aos leitores. Sou seu fã.

Jurandir Carneiro
Lagoa Vermelha, RS
lagoense@zipmail.com.br


Possuo uma Quantum 90, utilizada freqüentemente em terrenos mistos, embora também utilizada em viagens em estradas pavimentadas. Gostaria de saber se é possível levantar a suspensão, como é comum em Saveiros e Paratis, visando aumentar a distância livre do solo, sem a utilização de pneus maiores e próprios para off-road. Em caso afirmativo, gostaria de receber dicas sobre o trabalho a ser feito. Parabéns pelo excelente trabalho realizado. Acompanho cada atualização e sou particularmente apaixonado pela seção Clássicos.

Arlei Vieira
Canoas, RS
arlei.vieira@mk-wgi.com.br

No caso da Palio Weekend a troca é possível, já que se trata da mesma plataforma básica -- mas é um serviço caro e complexo. Deverão ser substituídos as molas, os amortecedores, os braços dianteiros e traseiros, além de possíveis componentes periféricos. Será preciso também adaptar os pára-lamas traseiros para o trabalho da nova suspensão.

Ocorre que os braços traseiros da Adventure são mais longos, a ponto de alongar em 40 mm a distância entre eixos. Durante o trabalho da suspensão posterior, os pneus podem interferir com os pára-lamas ou o pára-choque -- por isso a Adventure vem com os pára-lamas recortados e um pára-choque específico.

Para um bom resultado da nova suspensão seria interessante contar com os pneus de perfil mais alto da Adventure (175/80 - 14 em vez de 175/65 - 14), mas sua adoção sem mudanças na transmissão poderia deixar a Weekend Stile mais fraca, pois todas as marchas seriam alongadas. Para encurtar as relações, nova despesa. E permaneceria o desajuste da indicação do velocímetro e hodômetro. No caso da Quantum há obstáculos semelhantes, mas existe histórico de modelos da linha Gol com suspensão elevada, o que pode facilitar um pouco. 

À parte as dificuldades citadas, adotar suspensão mais alta em qualquer veículo implica elevação do centro de gravidade, o que torna o carro mais sensível a ventos laterais e respostas bruscas de direção, além de aumentar a inclinação da carroceria em curvas. Em resumo, o melhor é manter o conjunto original em perfeito estado (substituindo as molas quando "arriadas", o que nem todos fazem) ou, se a necessidade de maior altura livre for determinante, trocar a Palio Stile por uma Adventure.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados