por Fabrício Samahá Suspensão mais alta nas
peruas:
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No caso da Palio Weekend
a troca é possível, já que se trata da mesma
plataforma básica -- mas é um serviço caro e complexo.
Deverão ser substituídos as molas, os amortecedores, os
braços dianteiros e traseiros, além de possíveis
componentes periféricos. Será preciso também adaptar
os pára-lamas traseiros para o trabalho da nova suspensão. Ocorre que os braços traseiros da Adventure são mais longos, a ponto de alongar em 40 mm a distância entre eixos. Durante o trabalho da suspensão posterior, os pneus podem interferir com os pára-lamas ou o pára-choque -- por isso a Adventure vem com os pára-lamas recortados e um pára-choque específico. Para um bom resultado da nova suspensão seria interessante contar com os pneus de perfil mais alto da Adventure (175/80 - 14 em vez de 175/65 - 14), mas sua adoção sem mudanças na transmissão poderia deixar a Weekend Stile mais fraca, pois todas as marchas seriam alongadas. Para encurtar as relações, nova despesa. E permaneceria o desajuste da indicação do velocímetro e hodômetro. No caso da Quantum há obstáculos semelhantes, mas existe histórico de modelos da linha Gol com suspensão elevada, o que pode facilitar um pouco. À parte as dificuldades citadas, adotar suspensão mais alta em qualquer veículo implica elevação do centro de gravidade, o que torna o carro mais sensível a ventos laterais e respostas bruscas de direção, além de aumentar a inclinação da carroceria em curvas. Em resumo, o melhor é manter o conjunto original em perfeito estado (substituindo as molas quando "arriadas", o que nem todos fazem) ou, se a necessidade de maior altura livre for determinante, trocar a Palio Stile por uma Adventure. |
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