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por Fabrício Samahá 

Freios ABS "tropicalizados"
podem permitir leve travamento


Sempre soube que meu Vectra CD 96/97 tinha freio a disco com ABS nas quatro rodas, até um tranquilo cachorro atravessar a minha frente quando estava a 40 Km/h. Pisei fundo no freio e, para minha surpresa, o freio travou as rodas no asfalto. Será que o ABS não funcionou?

Daniel Junghans
Curitiba, PR
junghans@brturbo.com.br

Clique para ampliar a imagemO sistema antitravamento de freios (ABS) sempre foi equipamento de série no Vectra CD. Para saber se o de seu carro está em condições normais, verifique se a luz-piloto alusiva ao sistema se acende por instantes, no painel, ao ligar a ignição. Na falta da luz, o sistema apresenta problemas -- nesta última condição a luz deveria permanecer acesa todo o tempo, mas pode ocorrer que um usuário anterior a tenha removido para ocultar a falha.

Vale observar que o ABS é calibrado pelo fabricante com vistas ao padrão viário do país. Sistemas mais sensíveis, que liberam a pressão de frenagem ao menor sinal de travamento, podem ser inconvenientes em pisos irregulares, sobretudo com oscilações sucessivas ("costelas-de-vaca"), onde a liberação da pressão tende a deixar o carro praticamente sem freios. Esse problema foi comum nos primeiros carros importados da década passada, com ABS ajustado para os pisos regulares do Primeiro Mundo.

Assim, considerando que o Vectra tenha o sistema em perfeitas condições, o ligeiro travamento notado pelo leitor -- que provavelmente não fez o carro sair da trajetória desejada -- é um efeito da calibração menos sensível do ABS.

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Data de publicação deste artigo: 10/8/02

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