por Fabrício Samahá


Velas: mais quentes ou mais frias?


Tenho um Uno Turbo. Disseram-me que seria bom colocar velas mais frias no motor. Isto é realmente melhor para sua vida útil e desempenho? O site que está cada vez melhor. Estamos espalhando seu endereço para os amantes de carros e informações atualizadas de Brasília. Parabéns!

Albery Santini
santini@inep.gov.br
Brasília, DF


Além das especificações de montagem (como rosca) e de folga dos eletrodos, as velas de ignição possuem um grau térmico, indicado por um número -- por exemplo, o "5" em BP5ES. Trata-se de fator relacionado à dissipação de calor na câmara de combustão e obtido pelo fabricante do automóvel após longos testes, de modo a atender da melhor forma possível o compromisso entre desempenho, consumo e durabilidade, mesmo com combustível de pior qualidade.

Chamam-se de velas frias as que possuem grau térmico inferior às recomendadas, e de quentes as com grau térmico superior. Uma vela mais quente aumenta a temperatura de trabalho da câmara de combustão, o que pode melhorar o rendimento em algumas situações, mas expõe o motor ao risco da detonação ("batida de pino"). O aquecimento da vela pode também derreter seu eletrodo central, que é expelido pelo escapamento: o cilindro se torna inútil, com perda substancial no desempenho, e o catalisador passa a ser inundado com combustível não-queimado, o que pode levar à fundição do componente e à obstrução do sistema de escapamento. Em casos extremos, o calor transforma a vela num verdadeiro maçarico e pode resultar num pistão furado -- e num grande prejuízo.

As velas frias, por outro lado, não trazem maior confiabilidade que as originais e também causam problemas. Como sua temperatura de trabalho é menor, o desempenho piora, o consumo aumenta e surgem depósitos de carbonização nas velas e nas câmaras de combustão. A curto prazo se perde na dirigibilidade em baixas rotações; a médio prazo, pode ser necessário remover o cabeçote para descarbonizar a cabeça dos pistões. O catalisador também sofre com a queima ineficiente e tem sua vida útil abreviada.

Se o motor de seu Uno é original, Albery, não há por que modificar o grau térmico das velas. A alteração só se justifica se o carro for preparado, como ao ter rebaixado o cabeçote ou receber maior pressão no turbocompressor: nesses casos, velas um ponto mais frias são um meio de reduzir a tendência à detonação. Mas a mudança deve ser analisada por um preparador experiente e acompanhada por certo período, para certificá-lo de que o novo grau térmico é o mais adequado ao motor preparado.



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