Velas de 4 eletrodos: as vantagens
Tenho um
Gol GL 1.8 álcool, 94, com carburador eletrônico Weber.
A vela de 4 eletrodos (1 polo e 4 massas) funciona? Não
notei diferença, a não ser no consumo.
Thiago Perroni
perrony@uol.com.br
Ribeirão Preto, SP
Se a queima nas câmaras de combustão
estava ocorrendo adequadamente no carro original, as
velas de 4 eletrodos não trarão nenhum benefício.
Geralmente, quando se substitui velas, as antigas já
estão desgastadas, sujas ou carbonizadas, o que
leva o usuário a atribuir a melhora às velas de 4
eletrodos, mas a melhora de consumo e potência deve-se
mesmo ao reestabelecimento das condições ideais de
ignição.
Os 4 eletrodos aumentam um pouco a chance de a centelha
ocorrer em condições difíceis, como alta pressão na
câmara ou muito calor. Em condições perfeitas criam um
cone (como é chamado o volume atingido pela centelha) de
maior área, pois na realidade são criados 4 cones
pequenos, de volume maior que só um grande. Isso dá
origem a uma frente de chama maior e a queima se realiza
mais rápido, se aproximando mais das condições
teóricas ideais de funcionamento de um motor do ciclo
Otto. Essas velas também são feitas em geral de um
melhor material e prometem durar mais. Mas tudo isso são
diferenças muito pequenas, imperceptíveis para o
motorista, a não ser que as velas anteriores estivessem
apresentando defeitos, como desgaste elevado,
incrustrações ou sujeira.
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