por Fabrício Samahá
Carro usado é menos rígido que um novo?
Um
carro, com o passar do tempo, fica pior de curva por
causa da rigidez da carroceria? Ou seja, há
"desgaste" da mesma? E no caso de veículos de
4 portas, são menos rígidos a ponto de fazer menos
curvas? Se é assim, porque esportivos como o Pointer GTi
e o novo Golf GTi vêm com 4 portas? Conversíveis, por
exemplo, têm menor rigidez por causa da falta do teto
(melhorada pelo santo-antônio). Ouvi inclusive dizer que
a VW teria demorado a lançar o Gol 4 portas por causa de
problemas de rigidez de carroceria. Isso significa que
ele é mais "bambo" do que o 2 portas?
Eduardo Albuquerque
albuquerque@domain.com.br
Rio de Janeiro, RJ
As
contínuas torções a que a carroceria é submetida,
seja em lombadas e valetas, seja pelo uso esportivo em
curvas, Eduardo, leva a uma perda progressiva de sua
rigidez estrutural. Esse é um dos motivos para a
substituição regular de veículos de competição,
apesar da constante manutenção e reposição de
componentes efetuada pelas equipes. Somada ao desgaste
dos sistemas de direção e suspensão, que dificilmente
retornam à condição de zero-quilômetro, a perda de
rigidez pode ser determinante no comportamento dinâmico
do carro.
Carros de quatro portas são em geral menos rígidos que
os de duas, bem como conversíveis perdem muito em
rigidez torcional para os modelos fechados. A diferença
é pouco sensível no primeiro caso, mas fundamental no
segundo: a ausência de uma capota fixa pode ser
associada à diferença entre tentar torcer uma caixa de
sapatos com a tampa e outra sem. Como exemplo, o cupê
Alfa Romeo GTV obtém rigidez torcional de 115.000
kgm/rad, contra 43.000 de sua versão aberta, o Spider.
A produção de versões esportivas com quatro portas,
como os modelos VW citados (e também o Gol GTI), atende
a fatores de mercado que a marca possa considerar mais
importantes que um ligeiro ganho em comportamento
dinâmico. Carrocerias mais rígidas são uma tendência
atual -- o Astra de segunda geração oferece o dobro da
rigidez torcional do primeiro modelo -- que reduz a
importância do número de portas. Quanto ao Gol, houve
de fato adiamento por conta de problemas estruturais, mas
são uma dificuldade superada nos modelos de série.
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