Best Cars Web Site

por Fabrício Samahá

Carro usado é menos rígido que um novo?


Um carro, com o passar do tempo, fica pior de curva por causa da rigidez da carroceria? Ou seja, há "desgaste" da mesma? E no caso de veículos de 4 portas, são menos rígidos a ponto de fazer menos curvas? Se é assim, porque esportivos como o Pointer GTi e o novo Golf GTi vêm com 4 portas? Conversíveis, por exemplo, têm menor rigidez por causa da falta do teto (melhorada pelo santo-antônio). Ouvi inclusive dizer que a VW teria demorado a lançar o Gol 4 portas por causa de problemas de rigidez de carroceria. Isso significa que ele é mais "bambo" do que o 2 portas?

Eduardo Albuquerque
albuquerque@domain.com.br
Rio de Janeiro, RJ



As contínuas torções a que a carroceria é submetida, seja em lombadas e valetas, seja pelo uso esportivo em curvas, Eduardo, leva a uma perda progressiva de sua rigidez estrutural. Esse é um dos motivos para a substituição regular de veículos de competição, apesar da constante manutenção e reposição de componentes efetuada pelas equipes. Somada ao desgaste dos sistemas de direção e suspensão, que dificilmente retornam à condição de zero-quilômetro, a perda de rigidez pode ser determinante no comportamento dinâmico do carro.

Carros de quatro portas são em geral menos rígidos que os de duas, bem como conversíveis perdem muito em rigidez torcional para os modelos fechados. A diferença é pouco sensível no primeiro caso, mas fundamental no segundo: a ausência de uma capota fixa pode ser associada à diferença entre tentar torcer uma caixa de sapatos com a tampa e outra sem. Como exemplo, o cupê Alfa Romeo GTV obtém rigidez torcional de 115.000 kgm/rad, contra 43.000 de sua versão aberta, o Spider.

A produção de versões esportivas com quatro portas, como os modelos VW citados (e também o Gol GTI), atende a fatores de mercado que a marca possa considerar mais importantes que um ligeiro ganho em comportamento dinâmico. Carrocerias mais rígidas são uma tendência atual -- o Astra de segunda geração oferece o dobro da rigidez torcional do primeiro modelo -- que reduz a importância do número de portas. Quanto ao Gol, houve de fato adiamento por conta de problemas estruturais, mas são uma dificuldade superada nos modelos de série.


Consultório Técnico - Página principal - e-mail


© Copyright 1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados