por Fabrício Samahá


Rebaixamento e barra de amarração


Gostaria de esclarecer dúvidas sobre o rebaixamento de veículos. Soube que a aderência em curvas depende mais da largura dos pneus do que da suspensão. Meu Tempra estava com altura original e pneus 195/50 R 15. Depois de cortar as molas (2 voltas atrás e 1,5 na frente) e manter rodas e pneus, tenho sentido o desempenho em curvas muito superior (trechos não acidentados). O carro está melhor nas curvas porque as molas cortadas ficam mais duras, ou a altura menor do carro ajuda a não deixá-lo tombar? Fui orientado a utilizar uma barra ligando as torres da suspensão para enrijecer o monobloco. Onde conseguiria adaptar essa barra? Para os BMW, por exemplo, pode-se comprar um kit M3, mas nunca vi isto para carros nacionais.

Alexander Xenon
turbo_@usa.net


Há uma grande diferença entre aderência e inclinação em curvas, Alexander. Um carro pode obter grande velocidade em curvas por meio de pneus de aderência elevada, mas inclinando bastante a carroceria e exigindo certo trabalho do motorista. Isso ocorre com freqüência quando rodas e pneus são majorados sem um desenvolvimento correspondente na suspensão. Por outro lado, quando se enrijece as suspensões -- através de molas mais firmes, barras estabilizadoras mais grossas ou mesmo o rebaixamento do chassi -- a inclinação é reduzida, mas a aderência pode ser insuficiente e levar o carro a sair de frente, de traseira ou com as quatro rodas mais cedo do que se espera.

O desempenho da suspensão pode ser otimizado com molas mais firmes, estabilizadores mais grossos e uma barra de amarração ou stress-bar, que aparece na parte inferior da foto


A melhora no comportamento de seu Tempra após o corte das molas pode ser atribuída aos dois fatores que você cita. Molas mais curtas são mesmo mais firmes (clique aqui para saber mais), de modo a "amarrar" mais o carro e diminuir a inclinação em curvas. O chassi rebaixado apresenta também centro de gravidade mais baixo, o que se reflete em melhor estabilidade, tanto transversal (curvas) quanto longitudinal (acelerações e freadas).

As barras de amarração ou stress-bars são elementos metálicos que interligam as torres de uma suspensão, a fim de reduzir a movimentação do chassi provocada pelas solicitações em curvas fortes. Mantêm inalterada, ou quase, a geometria da suspensão, com ganho em estabilidade. Podem ser montadas à frente (sobre o motor) ou atrás (dentro do porta-malas), bem como ser conectadas a um terceiro ponto, estabelecendo uma triangulação que acentua seu efeito. Sua fabricação não é difícil, mas de fato tem sido pouco comum seu emprego em carros nacionais, o que nos impossibilita de recomendar uma para seu Tempra.

Aproveitando, aconselhamos que substitua numa próxima oportunidade os pneus atuais por uma medida de perímetro mais adequado a seu carro (clique aqui para saber por quê), como 195/55 ou 205/50 R 15.



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