por Fabrício Samahá
Rebaixamento e barra de
amarração
Gostaria de esclarecer dúvidas sobre o
rebaixamento de veículos. Soube que a aderência em curvas
depende mais da largura dos pneus do que da suspensão. Meu
Tempra estava com altura original e pneus 195/50 R 15. Depois de
cortar as molas (2 voltas atrás e 1,5 na frente) e manter rodas
e pneus, tenho sentido o desempenho em curvas muito superior
(trechos não acidentados). O carro está melhor nas curvas
porque as molas cortadas ficam mais duras, ou a altura menor do
carro ajuda a não deixá-lo tombar? Fui orientado a utilizar uma
barra ligando as torres da suspensão para enrijecer o monobloco.
Onde conseguiria adaptar essa barra? Para os BMW, por exemplo,
pode-se comprar um kit M3, mas nunca vi isto para carros
nacionais.
Alexander Xenon
turbo_@usa.net
Há uma grande diferença entre aderência e inclinação em
curvas, Alexander. Um carro pode obter grande velocidade em
curvas por meio de pneus de aderência elevada, mas inclinando
bastante a carroceria e exigindo certo trabalho do motorista.
Isso ocorre com freqüência quando rodas e pneus são majorados
sem um desenvolvimento correspondente na suspensão. Por outro
lado, quando se enrijece as suspensões -- através de molas mais
firmes, barras estabilizadoras mais grossas ou mesmo o
rebaixamento do chassi -- a inclinação é reduzida, mas a
aderência pode ser insuficiente e levar o carro a sair de
frente, de traseira ou com as quatro rodas mais cedo do que se
espera.
O desempenho da
suspensão pode ser otimizado com molas mais firmes,
estabilizadores mais grossos e uma barra de amarração ou
stress-bar, que aparece na parte inferior da foto
A melhora no comportamento de seu Tempra após o corte das molas
pode ser atribuída aos dois fatores que você cita. Molas mais
curtas são mesmo mais firmes (clique aqui
para saber mais), de modo a "amarrar" mais o carro
e diminuir a inclinação em curvas. O chassi rebaixado apresenta
também centro de gravidade mais baixo, o que se reflete em
melhor estabilidade, tanto transversal (curvas) quanto
longitudinal (acelerações e freadas).
As barras de amarração ou stress-bars são elementos
metálicos que interligam as torres de uma suspensão, a fim de
reduzir a movimentação do chassi provocada pelas solicitações
em curvas fortes. Mantêm inalterada, ou quase, a geometria da
suspensão, com ganho em estabilidade. Podem ser montadas à
frente (sobre o motor) ou atrás (dentro do porta-malas), bem
como ser conectadas a um terceiro ponto, estabelecendo uma
triangulação que acentua seu efeito. Sua fabricação não é
difícil, mas de fato tem sido pouco comum seu emprego em carros
nacionais, o que nos impossibilita de recomendar uma para seu
Tempra.
Aproveitando, aconselhamos que substitua numa próxima
oportunidade os pneus atuais por uma medida de perímetro mais
adequado a seu carro (clique aqui para
saber por quê), como 195/55 ou 205/50 R 15.
Volta ao Consultório Técnico |
Volta à
página principal |
© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos
reservados
|