Suspensão rebaixada: corte de elos e molas esportivas


Como posso rebaixar um carro sem ter que cortar as molas? Tenho um Voyage GLS 89 e cortei três elos das molas, mas o resultado foi que a frente balança muito e tenho que apertar a suspensão toda duas vezes por mês. Uso pneus 195/50-15 para segurar o carro, que tem motor 1.8 com comando 288º e carburador Weber 40 duplo.

Francisco Edney Pereira Santos
Fortaleza, CE


Parabenizo-lhes pela excelente revista virtual. Tenho um Voyage e cortei suas molas, mas agora estou bastante insatisfeito com o conforto que decaiu muito, mas não quero levantá-lo pois acho muito feio. Como eu posso adaptar a suspensão para não perder em conforto mas deixá-lo mais próximo ao chão?

Charles Patrick Buschle
charlespbsbs@hotmail.com


Tenho um Golf GTI 94 com rodas 15 e pneus 205/50. Gostaria de comprar novas molas esportivas. Há duas medidas, com menos 30 mm ou 60 mm. Qual vocês recomendariam, sendo iguais nas 4 rodas? Isso é uma medida perigosa, comprometendo a segurança? É obvio que há o ganho na estabilidade, mas meu medo é de estar colocando algo que não estava em seu projeto original. Lembro que não estou cortando as molas ou diminuindo-as pelo destemperamento (acho um absurdo qualquer um dos dois, pois resultados eficientes só acontecem com sorte). Será que haverá problemas com quebra-molas? Carros como BMW e até o novo Xsara VTS não raspam em quebra-molas. Parabéns pelo site! Possui muitas informações de ótima qualidade.

Daniel Cezar
choppinho@uol.com.br
Rio de Janeiro, RJ


Audi A8Os amantes da aparência esportiva talvez nunca desistam da suspensão rebaixada, mesmo cientes dos problemas e desajustes trazidos por ela ao veículo (saiba mais). Sendo assim, das opções de rebaixamento a que traz mais desvantagens é justamente a mais simples, o corte de elos das molas. Estas se tornam mais duras e o desconforto pode chegar a um ponto insuportável se forem eliminados muitos elos e adotados pneus de perfil bem baixo. Há amortecedores esportivos que buscam ao menos preservar sua durabilidade (os originais são muito exigidos pela suspensão rebaixada, pois trabalham mais comprimidos e chegam ao fim do curso mais facilmente), mas não representam ganho em conforto.

A segunda alternativa é destemperar as molas, prensá-las até obter a altura desejada e retemperá-las. É procedimento mais comum em competição, pois para o usuário comum representa maior custo e algum tempo mais com o veículo imobilizado -- além de exigir capacitação técnica para um serviço de qualidade, nem sempre encontrada. As características de flexibilidade das molas, porém, se mantêm e o conforto é preservado em nível razoável.

A solução pretendida pelo Daniel, empregar molas esportivas mais baixas, é bastante frequente no meio de preparação do Primeiro Mundo e representa compromisso interessante entre estética, segurança e conforto, além de rápida instalação -- só que o custo não é baixo. Se as molas forem de fabricante reconhecido, não devem trazer riscos; contudo o desajuste da geometria da suspensão ocorre como em qualquer outro método. A medida 30 mm menor é suficiente para m