Suspensão rebaixada: corte de elos e molas esportivas
Como
posso rebaixar um carro sem ter que cortar as molas?
Tenho um Voyage GLS 89 e cortei três elos das molas, mas
o resultado foi que a frente balança muito e tenho que
apertar a suspensão toda duas vezes por mês. Uso pneus
195/50-15 para segurar o carro, que tem motor 1.8 com
comando 288º e carburador Weber 40 duplo.
Francisco Edney Pereira Santos
Fortaleza, CE
Parabenizo-lhes pela excelente revista virtual. Tenho um
Voyage e cortei suas molas, mas agora estou bastante
insatisfeito com o conforto que decaiu muito, mas não
quero levantá-lo pois acho muito feio. Como eu posso
adaptar a suspensão para não perder em conforto mas
deixá-lo mais próximo ao chão?
Charles Patrick Buschle
charlespbsbs@hotmail.com
Tenho um Golf GTI 94 com rodas 15 e pneus 205/50.
Gostaria de comprar novas molas esportivas. Há duas
medidas, com menos 30 mm ou 60 mm. Qual vocês
recomendariam, sendo iguais nas 4 rodas? Isso é uma
medida perigosa, comprometendo a segurança? É obvio que
há o ganho na estabilidade, mas meu medo é de estar
colocando algo que não estava em seu projeto original.
Lembro que não estou cortando as molas ou diminuindo-as
pelo destemperamento (acho um absurdo qualquer um dos
dois, pois resultados eficientes só acontecem com
sorte). Será que haverá problemas com quebra-molas?
Carros como BMW e até o novo Xsara VTS não raspam em
quebra-molas. Parabéns pelo site! Possui muitas
informações de ótima qualidade.
Daniel Cezar
choppinho@uol.com.br
Rio de Janeiro, RJ
Os amantes da
aparência esportiva talvez nunca desistam da suspensão
rebaixada, mesmo cientes dos problemas e desajustes
trazidos por ela ao veículo (saiba mais). Sendo assim, das opções de
rebaixamento a que traz mais desvantagens é justamente a
mais simples, o corte de elos das molas. Estas se tornam
mais duras e o desconforto pode chegar a um ponto
insuportável se forem eliminados muitos elos e adotados
pneus de perfil bem baixo. Há amortecedores esportivos
que buscam ao menos preservar sua durabilidade (os
originais são muito exigidos pela suspensão rebaixada,
pois trabalham mais comprimidos e chegam ao fim do curso
mais facilmente), mas não representam ganho em conforto.
A segunda alternativa é destemperar as molas,
prensá-las até obter a altura desejada e
retemperá-las. É procedimento mais comum em
competição, pois para o usuário comum representa maior
custo e algum tempo mais com o veículo imobilizado --
além de exigir capacitação técnica para um serviço
de qualidade, nem sempre encontrada. As características
de flexibilidade das molas, porém, se mantêm e o
conforto é preservado em nível razoável.
A solução pretendida pelo Daniel, empregar molas
esportivas mais baixas, é bastante frequente no meio de
preparação do Primeiro Mundo e representa compromisso
interessante entre estética, segurança e conforto,
além de rápida instalação -- só que o custo não é
baixo. Se as molas forem de fabricante reconhecido, não
devem trazer riscos; contudo o desajuste da geometria da
suspensão ocorre como em qualquer outro método. A
medida 30 mm menor é suficiente para m
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