Consultório Técnico
por Fabrício Samahá
Óleo sintético e pastilhas de
freio do Corsa GSi
Quando da troca das pastilhas de freio
de meu Corsa GSi, surpreendi-me com o preço de R$ 375 (original)
contra R$ 57 do Corsa comum. Gostaria de saber se há problema em
colocar as pastilhas do comum, já que têm as mesmas dimensões.
Foi alegado que a pastilha era cara pois era para disco
ventilado, mas meu carro não possui disco ventilado. A respeito
da lubrificação, gostaria de informações sobre os benefícios
dos óleos sintéticos e semi-sintéticos (5W40 e 15W50), uma vez
que o manual não recomenda o uso de tais óleos.
Marcos Patrick Fernandes Guimarães
mpfg@yawl.com.br
Os freios dianteiros do Corsa GSi são realmente a disco
ventilado, Marcos, o que requer pastilhas mais estreitas e impede
a utilização das que equipam as demais versões, com disco
sólido. Mesmo que os discos do GSi fossem convencionais, a
substituição não seria recomendada, pois com certeza haveria
variações de material de atrito (mais macio) para adequar-se ao
elevado desempenho do esportivo.
Os óleos sintéticos não são derivados do petróleo, mas
produzidos em laboratório a partir de ensaios em condições
críticas. No caso dos semi-sintéticos, a uma base sintética é
adicionado o óleo mineral, o que barateia o produto e resulta em
qualidade intermediária. Os sintéticos apresentam uma curva de
viscosidade praticamente plana, isto é, não ficam nem muito
finos nem muito espessos (viscosos) em toda a faixa de operação
especificada (clique
aqui para saber mais sobre a classificação dos lubrificantes). Outra vantagem sensível é a resistência à
oxidação, o que permite seu uso por quilometragem muito maior
que a dos óleos minerais. É comum rodar cinco vezes mais e
trocar o lubrificante ainda em boas condições.
O contraponto dessa qualidade e durabilidade é o custo bastante
elevado do sintético. É importante lembrar ainda que ele não
desobriga o usuário de trocar o filtro de óleo, na
quilometragem recomendada pelo fabricante. Embora não seja
necessário para assegurar boa durabilidade ao motor, o
lubrificante sintético ou semi-sintético não traz problemas e
pode ser utilizado em qualquer automóvel. De acordo com Robert
Sharp, de sua assessoria de imprensa, a GM "indica os
lubrificantes nos manuais de proprietário. Qualquer óleo
utilizado deve atender os requisitos mínimos ali expressos em
classificação API. Se ultrapassá-los, melhor, como ocorre com
os óleos sintéticos."
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