Consultório Técnico


por Fabrício Samahá


Óleo sintético e pastilhas de freio do Corsa GSi


Quando da troca das pastilhas de freio de meu Corsa GSi, surpreendi-me com o preço de R$ 375 (original) contra R$ 57 do Corsa comum. Gostaria de saber se há problema em colocar as pastilhas do comum, já que têm as mesmas dimensões. Foi alegado que a pastilha era cara pois era para disco ventilado, mas meu carro não possui disco ventilado. A respeito da lubrificação, gostaria de informações sobre os benefícios dos óleos sintéticos e semi-sintéticos (5W40 e 15W50), uma vez que o manual não recomenda o uso de tais óleos.

Marcos Patrick Fernandes Guimarães
mpfg@yawl.com.br


Os freios dianteiros do Corsa GSi são realmente a disco ventilado, Marcos, o que requer pastilhas mais estreitas e impede a utilização das que equipam as demais versões, com disco sólido. Mesmo que os discos do GSi fossem convencionais, a substituição não seria recomendada, pois com certeza haveria variações de material de atrito (mais macio) para adequar-se ao elevado desempenho do esportivo.

Os óleos sintéticos não são derivados do petróleo, mas produzidos em laboratório a partir de ensaios em condições críticas. No caso dos semi-sintéticos, a uma base sintética é adicionado o óleo mineral, o que barateia o produto e resulta em qualidade intermediária. Os sintéticos apresentam uma curva de viscosidade praticamente plana, isto é, não ficam nem muito finos nem muito espessos (viscosos) em toda a faixa de operação especificada (
clique aqui para saber mais sobre a classificação dos lubrificantes). Outra vantagem sensível é a resistência à oxidação, o que permite seu uso por quilometragem muito maior que a dos óleos minerais. É comum rodar cinco vezes mais e trocar o lubrificante ainda em boas condições.

O contraponto dessa qualidade e durabilidade é o custo bastante elevado do sintético. É importante lembrar ainda que ele não desobriga o usuário de trocar o filtro de óleo, na quilometragem recomendada pelo fabricante. Embora não seja necessário para assegurar boa durabilidade ao motor, o lubrificante sintético ou semi-sintético não traz problemas e pode ser utilizado em qualquer automóvel. De acordo com Robert Sharp, de sua assessoria de imprensa, a GM
"indica os lubrificantes nos manuais de proprietário. Qualquer óleo utilizado deve atender os requisitos mínimos ali expressos em classificação API. Se ultrapassá-los, melhor, como ocorre com os óleos sintéticos."



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