Best Cars Web Site
CONSULTÓRIO TÉCNICO


Comando mais "manso" prejudica a durabilidade?


Tecnicamente, aumentar o tempo de abertura das válvulas (com um comando bravo) deixa o carro com mais potência e consumo, e menos torque em baixas rotações. E substituir o comando por um de menor abertura? Prejudica a vida útil do motor? Como ficariam potência, torque e economia de combustível?

Vinicius Guedes
viguedes@inetminas.estaminas.com.br
Belo Horizonte, MG


O diagrama de abertura das válvulas é um dos fatores determinantes do compromisso entre potência em alta rotação, torque em baixos regimes, economia e durabilidade de um motor. Você está certo, Vinicius, em relação ao comando mais "bravo": ganha-se em altos regimes e perde-se em baixos, com consequente aumento de consumo no uso normal. Um comando mais "manso" que o original traria como efeitos alguma perda de potência em alta, um aumento do torque em baixa e a tendência de o consumo diminuir. Esta economia decorre da redução das perdas no escoamento de admissão e escapamento, que passa a ocorrer de forma mais lenta.

A vantagem em consumo, porém, só se manifesta se o motorista se habituar ao comportamento do motor, não esticando as marchas com frequência em busca da potência perdida. O mesmo vale para a durabilidade do motor: se o usuário andar conforme exige o novo comando a vida útil tende a aumentar; se não, o ganho é nulo. A substituição do comando não traz problemas desde que se empregue um carburador ou mapeamento de injeção correto para o novo comando. Em geral se adota carburador um pouco menor, mas isso só é preciso se o comando for bem mais manso que o ante